Traços de Realidade

Exposição
Lume Photos
06/07/12 a 28/07/12 -
Entrada Franca. Retirada gratuita de ingressos com uma hora de antecedência na Bilheteria da Unidade.

Lume Photos abre coletiva de fotografia que explora a relação entre o ser humano e a cidade, confira Traços de Realidade de Diego Kuffer, Juan Esteves e Rodrigo Kassab.

A Lume Photos abre a exposição Traços de Realidade, coletiva formada por 22 trabalhos de Diego Kuffer, Juan Esteves e Rodrigo Kassab que exibem, respectivamente, as séries Transitórios, Paulicéia Imaginada e Priva-cidade, Publi-cité, retratando o meio urbano e imagens cotidianas que nos passam despercebidas.

Na série Transitórios, Diego Kuffer embute inúmeros instantes em uma única imagem, paralisando em suas obras momentos do dia-a-dia da cidade, capturando com sua lente uma diversidade de relações e interações humanas, seja no anonimato do trânsito e dos transeuntes ou na intimidade de um beijo. Transitórios surge da ânsia de paralisar o tempo, de impedir que ele passe, através do registro daquilo que o fotógrafo chama de “fatia de um momento”. Essa fatia, composta por diversos cliques, não conta exatamente o que se passa na cena, mas é possível saber que algo acontece, e esta é a intenção de Kuffer.

Com técnica similar, Juan Esteves desconstrói renomados monumentos arquitetônicos, ruas e avenidas de São Paulo, através de recortes que inventam novos modos de perceber o espaço ao redor: a Paulicéia Imaginada, como o nome da série bem define. Paulicéia Imaginada tem como base imagens capturadas durante a noite, onde se destacam luzes, como faróis de carros, semáforos, luminosos de placas, neons e vitrines. Essas imagens são recortadas digitalmente de maneira semelhante a uma tesoura, como se fossem feitas a mão, e esses cenários são multiplicados e recriados.

Rodrigo Kassab, por sua vez, faz uso do centro urbano ao investigar a relação entre espaço público e privado na série Priva-cidade, Publi-cité, que conta histórias através das linhas paralelas de residências e seus habitantes. Na pesquisa para esta série, Rodrigo Kassab escolhe um ambiente e caminha a esmo por ele até se deparar com elementos que servem como resposta a suas indagações. O fotógrafo encontra em cortinas e janelas um limite e coloca o espectador entre esses dois espaços, como um voyeur, sem o elemento fetiche.

As obras que compõe a mostra exprimem uma multiplicidade de narrativas e instantes congelados, todos reais. Juntos, aplicados sobre um mesmo contexto, contudo, criam formas imaginárias, levando a realidade ao seu limite e encontrando em seu excesso a irrealidade.

Foto por: DIVULGAÇÃO
Lume Photos Cidade: São Paulo - SP Preço: Entrada Franca. Retirada gratuita de ingressos com uma hora de antecedência na Bilheteria da Unidade. Endereço: Rua Joaquim Floriano, 733 – 2º andar – Itaim Bibi
Datas: De 6 a 28 de Julho de 2012
Horários: Segunda a sexta das 10h às 20h, sábado das 11h às 16h Telefone: 3704-6268

TAGS:

Relacionados

Shows 5

Teatro 5

Oficinas 5

matérias 5