Tutto Fellini

Exposição
Sesc Pinheiros
06/07/12 a 16/09/12 -
Grátis

SESC São Paulo e Instituto Moreira Salles trazem à capital paulista exposição sobre o cineasta italiano Federico Fellini.

O SESC São Paulo recebe em julho, a exposição Tutto Fellini, que chega à São Paulo após passar pelo Instituto Moreira Salles no RJ. A mostra contém cerca de 400 itens do universo do cineasta italiano Federico Fellini (1920-1993) e estará aberta para visitação de 06 de julho a 16 de setembro, de terça a sexta das 10h30 às 21h30, sábados das 10h30 às 21h e domingos e feriados das 10h30 às 18h30, no Espaço Expositivo do 2º andar com entrada gratuita.

Tutto Fellini, organizada de modo temático, traz fotografias de bastidores, desenhos feitos pelo próprio diretor, revistas de época, cartazes, entrevistas e trechos de filmes. Muitos dos documentos exibidos são inéditos. Com curadoria de Sam Stourdzé, diretor do Musée de l'Elysée, em Lausanne, na Suíça, a retrospectiva chega ao Brasil graças à parceria entre SESC e Instituto Moreira Salles e já circulou por Paris, San Sebastian, Moscou e Toronto.

Acompanhando a abertura da exposição na capital paulista, as Edições SESC SP e o Instituto Moreira Salles lançam o catálogo da mostra, composto por 184 páginas com fotos de cenas dos filmes de Fellini, além de cartazes de divulgação, gravuras feitas pelo próprio cineasta e imagens dos bastidores. O catálogo da exposição Tutto Fellini poderá ser adquirido em todas as unidades SESC São Paulo (capital e interior), nas principais livrarias e também pelo portal www.sescsp.org.br/loja.

Construída como uma espécie de laboratório visual, a mostra favorece o diálogo entre imagens estáticas e em movimento. Seguindo um percurso pontuado pelas obsessões de Fellini, a exposição investiga o século XX do diretor: o século do cinema, claro, mas também o da imprensa, das mídias, da televisão, da publicidade, ou seja, das imagens. A montagem não segue um padrão cronológico, nem filmográfico, e sim temático. Dessa forma, Tutto Fellini é dividida em quatro núcleos: Cultura popular, Fellini em ação, A cidade das mulheres e A invenção biográfica.

Foto:
Federico Fellini e Eddra Gale no papel de Saraghina, Oito e meio, 1963
Fotografia de Tazio Secchiaroli
© Coleção David Secchiaroli, Milão

Foto por: TAZIO SECCHIAROLLI
Sesc Pinheiros Cidade: São Paulo - SP Preço: Grátis Endereço: Rua Paes Leme, 195 - Pinheiros
Datas: De 06 de julho à 16 de setembro de 2012
Horários: Terça a sexta, das 10h30 às 21h; sábados, das 10h30 às 21h; domingos e feriados, das 10h30 às 18h30. Telefone: 3095-9400

TAGS:

Relacionados

Shows 5

Teatro 5

Oficinas 5

matérias 5