Duas Vezes Por Semana

Teatro
Teatro Sérgio Cardoso
27/06/12 a 12/07/12 -
R$ 20,00

O espetáculo “Duas Vez Por Semana”, que tem direção de Rafael Masini, está em cartaz no teatro Sérgio Cardoso.

O espetáculo Duas vezes por semana inicia temporada de apresentações no Teatro Sérgio Cardoso, equipamento do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, até o próximo dia 12 de julho.

A montagem foi criada a partir de uma provocação do diretor da Euquasquatro de Teatro, Rafael Masini. Autor da primeira versão do texto, ele se inspirou na peça A mais forte, de August Strindber, para criar a relação entre a jovem Rita e a secretária Adelaide. Assim como na obra do dramaturgo sueco, as duas personagens se opõem graças a tensão estabelecida pelo fato de uma delas desencadear um discurso áspero e sem fim, enquanto a outra não profere uma única palavra, torturando o espectador com seu mistério. A partir desse jogo de reações, em Duas vezes por semana o espectador também é levado a tentar responder à pergunta: quem, afinal, é a mais forte?

Ao longo da peça, ambas as personagens revelam traços característicos de alguns tipos de transtornos de personalidade. No entanto, Rita aparenta ser uma jovem como qualquer outra, não se configurando exatamente como uma paciente psicótica. A peça, portanto, discute diretamente a tênue linha que separa a sanidade da loucura. Linha essa que contorna cada um de nós e apavora, em níveis diferentes, cada paciente do cotidiano.

Qual é o limite de nossas angústias? Quando a razão perde espaço para o medo de nos vermos sozinhos? O que diferencia as nossas fobias das de alguém incapaz de perceber sua própria loucura?

Essas e outras questões são suscitadas enquanto Rita aguarda o início de sua consulta, sempre ao lado da quieta Adelaide. A encenação é dividida entre registros mais realistas desse encontro verborrágico e constrangedor e momentos que evadem a realidade, expondo ainda mais as fragilidades das personagens. As duas se relacionam de forma tão intensa que acabam fazendo da sala de espera a própria terapia.

Direção: Rafael Masini
Elenco: Luisa Taborda, Maria Eugenia Portolano

Foto por: DIVULGAÇÃO
Teatro Sérgio Cardoso Cidade: São Paulo - SP Preço: R$ 20,00 Endereço: Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista
Datas: 27 de junho a 12 de julho de 2012
Horários: Quartas e Quintas, às 20h30 Telefone: 3288-0136

TAGS:

Relacionados

Shows 5

Teatro 5

Oficinas 5

matérias 5