A Falecida

Teatro
Sesi-SP
06/07/12 a 02/12/12 -
Quintas e Sextas, Entrada Franca. Sábados e Domingos, R$10,00 (inteira)

A Falecida é uma das montagens teatrais inéditas que integram o projeto Nelson Rodrigues 100 Anos – homenagem do SESI-SP ao centenário de nascimento do dramaturgo.

O texto A Falecida foi um dos escolhidos para as montagens teatrais inéditas que integram o projeto Nelson Rodrigues 100 Anos – homenagem do SESI-SP ao centenário de nascimento do dramaturgo.

Os dois personagens principais formam um núcleo familiar dos mais miseráveis que Nelson retratou.
Zulmira, dona de casa suburbana e Tuninho, típico carioca que possui a mais improvável das profissões: desempregado. O casal não têm filhos. Como a peça se chama A Falecida, sabemos que ela vai morrer. Curiosamente, a cartomante não confirma essa certeza.
O marido Tuninho possui uma paixão: o Vasco da Gama. Ele é torcedor fanático. O texto fala sobre a semana da decisão de campeonato quando Vasco disputa a final com o Fluminense.
A peça é a trajetória deste casal ao encontro dos seus destinos. Eles são engraçados e em alguns momentos o texto se aproxima da comédia.
Zulmira é absorvida pela ideia de uma mulher loura que irá destruir sua vida, como afirmou a cartomante. Procura uma funerária e encomenda para si própria o caixão mais caro. Converte-se de forma radical. Tudo isso exaspera o marido, que sequer desconfia do caixão. Um tom melancólico e brejeiro dos subúrbios desenhado nas personagens ganha destaque.
A cena da morte de Zulmira é antológica. Nela a peça começa a mostrar um fundo falso. Zulmira faz uma última revelação, ou melhor, seu último pedido. Pede ao marido que vá à funerária encomendar o seu enterro que deseja ser o mais caro.

Direção geral e artística - Marco Antônio Braz
Elenco: Maria Luisa Mendonça (de 6 de julho a 2 de setembro), Lucélia Santos (de 8 de setembro a 2 de dezembro), Lara Córdulla, Gésio Amadeu, Rodrigo Fregnan, Luciana Caruso, Tatiana de Marca, Claudinei Brandão, Willians Mezzacapa, Rafael Boese, Jady Forte, Léo Stefanini, Jackie Obrigon e Alessandro Hernandez.

Foto por: DIVULGAÇÃO
Sesi-SP Cidade: São Paulo - SP Preço: Quintas e Sextas, Entrada Franca. Sábados e Domingos, R$10,00 (inteira) Endereço: Av. Paulista, 1313 (metrô Trianon-Masp)
Datas: De 6 de julho a 2 de dezembro de 2012
Horários: Dia 6/7 - sexta, às 20h30
Em julho, setembro, novembro (exceto dias 24 e 25) e dezembro - sábados, às 20h30 e domingos, às 20h
Dias 29 e 30/11 – quinta e sexta, às 20h30
Em agosto e outubro - quintas e sextas, às 20h30 Telefone: 3146-7406

TAGS:

Relacionados

Shows 5

Teatro 5

Oficinas 5

matérias 5