In-Edit Brasil - Festival Internacional de Documentário Musical

Cinema
Museu da Imagem e do Som - MIS
01/06/12 a 05/06/12 -
Grátis

A partir desta sexta-feira, dia 1º, o MIS recebe o Festival Internacional do Documentário Musical – IN-EDIT. O Museu, que tem sessões gratuitas diárias até o dia 5 de junho, também recebe mesas-redondas e até uma roda de samba (em 4.06, com os músicos do filme Um samba para São Mateus)

O Museu promove sessões gratuitas entre 1º e 5 de junho, além de mesas-redondas, debates com os diretores e apresentação musical.

A partir de 1º de junho, sexta-feira, acontece a 4ª edição do IN-EDIT BRASIL, Festival Internacional de Documentário Musical. O MIS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, integra a programação com sessões gratuitas e atividades especiais, que acontecem até o dia 5.

Em 2012, o IN-EDIT BRASIL homenageia o húngaro Thomaz Farkas, exibindo os trabalhos musicais da Caravana Farkas, projeto que realizou entre 1964 e 1972 com o objetivo de documentar as manifestações da cultura popular brasileira. Além disso, o Festival abre as portas para Fernando Faro, que utiliza a televisão para documentar de maneira magistral a música brasileira.

Os documentários musicais mais interessantes do momento, muitos ainda inéditos no circuito comercial, e alguns títulos históricos, compõem o Panorama Brasileiro no IN-EDIT BRASIL, formado pela Competição Nacional, Mostra Brasil, Curta um Som e Retrospectiva.

Competição
Com destaque para os seis filmes da Competição Nacional, o Festival coloca em evidência o grande momento desse gênero no país, que conquista novos espaços de exibição e ganha público tornando-se cada vez mais popular. Os espectadores poderão eleger o melhor documentário da Competição e o vencedor entrará no Circuito In-Edit de Festivais, com sede em Barcelona.

Neste amplo leque de opções, estão as histórias pessoais de Marcelo Yuka no caminho das setas, dirigido por Daniela Broitman, e Jorge Mautner - O Filho do Holocausto, de Pedro Bial e Heitor D´Alincourt. O renascer artístico aparece em Siba - Nos balés da tormenta, de Caio Jobim e Pablo Francischelli, enquanto os sonhos impossíveis viram realidade em Língua mãe, de Fernando Weller e Leo Falcão. Uma visão etnográfica da música em Tambores, de Sérgio Raposo, nos aproxima de nossas raízes mais primitivas e Vou rifar meu coração, de Ana Rieper, faz uma radiografia de quem faz e ouve música romântica no Brasil.

Todas as seis produções têm sessões no MIS: Marcelo Yuka no Caminho das Setas (dia 1º, às 19h30); Tambores (dia 2, às 15h); Língua mãe (dia 2, às 19h30); Siba - Nos balés da tormenta (dia 3, às 15h); Jorge Mautner - O Filho do Holocausto (dia 3, às 19h30); e Vou rifar meu coração (dia 5, às 19h30).

Debate e música
Diversas sessões serão seguidas de debates e mesas-redondas com os diretores. No dia 3, domingo, às 17h, acontece uma homenagem ao diretor Fernando Faro – com mesa-redonda com o próprio, Marcelo Machado e Oscar Rodrigues Alves. Todas as exibições do dia 2 também contam com apresentação dos respectivos diretores (confira a programação no quadro abaixo).

Já na segunda-feira, dia 4, o filme Um samba para São Mateus (que registra um bloco de carnaval que atravessa as ruas do bairro, na Zona Leste da capital paulista) será sucedido por uma roda de samba com os próprios músicos de São Mateus.

Sobre o In-Edit
O Festival acontece de 1º a 10 de junho em São Paulo, oferecendo mais uma vez os documentários musicais mais relevantes do cenário nacional e internacional. A programação traz um total de 70 títulos, representando 11 países e que serão exibidos em 6 salas da capital paulista: Museu da Imagem e do Som, Cinesesc, Cinemateca Brasileira, Cine Olido, Cine Livraria Cultura e Matilha Cultural. Mais informações no site<

Foto por: DIVULGAÇÃO
Museu da Imagem e do Som - MIS Cidade: São Paulo - SP Preço: Grátis Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa
Informações: 11 2117-4777
Datas: 01 a 05 de junho de 2012
Acesso e elevador para cadeirantes.

TAGS: