A História da Cannabis - Uma Planta Proibida

Exposição
Matilha Cultural
14/05/14 a 04/07/14 -
Grátis - Restrita para maiores de 18 anos. Documento de identidade obrigatório.

Matilha Cultural e Hash Marihuana & Hemp Museum promovem exposição inédita A História da Cannabis: Uma planta proibida, em São Paulo

De uma parceria única entre a Matilha Cultural e o Hash Marihuana & Hemp Museum (de Amsterdã, Holanda/ Barcelona, Espanha), chega, pela primeira vez à América Latina, a mostra multimídia “A História da Cannabis: Uma Planta Proibida”.

O projeto envolve exposição artística e documental sobre a planta Cannabis Sativa L. – também conhecida como maconha - e seus diversos usos tradicionais e contemporâneos. Uma seleção de ilustrações, fotos e objetos da coleção do Hash Marihuana & Hemp Museum narra a história da planta ao longo do desenvolvimento social e cultural da humanidade, bem como os últimos 100 anos de proibição. 

Esta é a primeira vez que o Hash Marihuana & Hemp Museum cede parte de seu acervo para um evento fora da Europa. A exposição em São Paulo será composta por itens históricos e modernos: embalagens antigas e receitas de remédios a base de cannabis do século 19, instrumentos tradicionais para processar a fibra de cânhamo, livros raros dos anos 50, cordas de cânhamo, têxteis antigos e novos e bioplástico de alta tecnologia produzido com fibra de cânhamo. Nenhum objeto contém THC, princípio ativo encontrado em flores e plantas de maconha e toda a importação foi feita de acordo com as exigências da Receita Federal.

Para detalhar melhor o tema, o Hash Marihuana & Hemp Museum criou uma série de painéis ilustrativos especialmente para a mostra na Matilha Cultural.

As ilustrações abordam o uso da maconha sob quatro aspectos: medicinal, atestando o uso milenar da cannabis como medicamento; industrial, que mostra como o cultivo e uso da fibra de cânhamo foi importante através dos tempos e como esta planta pode beneficiar a humanidade no futuro próximo; histórico/ cultural, expondo o uso recreativo da cannabis em diversas culturas ao redor do mundo e sua versão atual; e proibição, revelando como a histeria criada em torno da planta alimentou a Guerra às Drogas além dos atuais debates sobre políticas de legalização.

Uma linha do tempo retratando os momentos chave dessa história de uso e proibição completa as instalações visuais que ocuparão todo o segundo andar da Matilha Cultural.

Foto por: DIVULGAÇÃO
Matilha Cultural Cidade: São Paulo - SP Preço: Grátis - Restrita para maiores de 18 anos. Documento de identidade obrigatório. Endereço: Rua Rego Freitas, 542 – República

Datas: 14 de maio até 04 de julho de 2014
Horários: De terça à domingo das 14h às 22h.
Classificação: 18 anos.

Telefone: 3256-2636
Wi-fi grátis

TAGS: