Barro Paulista

Exposição
Museu de Arte Sacra
30/04/14 a 08/06/14 -
R$ 6,00 (estudantes pagam meia entrada); grátis aos sábados

Exposição Barro Paulista traça a passagem do tempo por meio de esculturas em barro cozido no Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP exibe Barro Paulista, com curadoria de Dalton Sala e expografia de Maria Alice Milliet. 

A mostra conta com cerca de 50 esculturas e tem como intenção reapresentar a arte colonial paulista do século XVII, a partir do acervo do MAS/SP, estudando e mostrando as imagens em terracota (ou barro cozido) feitas na Capitania de São Vicente, e depois na de São Paulo.

Em uma sociedade onde o poder emanava de ordens religiosas – especialmente jesuítas, franciscanos e beneditinos -, a produção de imagens sacras companhava a evolução dos costumes, as oscilações econômicas e as transformações sociais vividas pelos vicentinos e, posteriormente, pelos paulistas.

A exposição Barro Paulista traz uma série dessas imagens - com especial enfoque para a produção do período em que as expedições armadas (conhecidas como bandeiras paulistas) reconheceram, expandiram e defenderam o território colonial português -, tendo como destaques cinco esculturas: São Francisco Xavier, São Francisco de Paula, Nossa Senhora da Purificação, Santo Amaro e São Francisco das Chagas.

O projeto expográfico integrará à mostra alguns altares, caracterizando o culto doméstico em que estas imagens eram utilizadas, paralelamente à sua presença em igrejas e conventos.

Foto por: DIVULGAÇÃO
Museu de Arte Sacra Cidade: São Paulo - SP Preço: R$ 6,00 (estudantes pagam meia entrada); grátis aos sábados Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz

Datas: 30 de abril a 8 de junho de 2014
Horários: De terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábado e domingo das 10h às 18h

Telefone: 3326-5393

TAGS:

Relacionados

Shows 5

Teatro 5

Oficinas 5

matérias 5