18º Cultura Inglesa Festival

Matéria
Memorial da América Latina
25/05/14 -
Grátis

18º Cultura Inglesa Festival tem programação para adultos e crianças com música, gastronomia, teatro, dança e exposição

18ª edição do Cultura Inglesa Festival traz programação diversificada para adultos e crianças. Música, gastronomia, mostras de cinema, teatro, dança e exposição completam o cardápio de entretenimento do festival que acontece de 09 a 25 de maio, em São Paulo.

O evento apresenta show da banda The Jesus and Mary Chain; exposição sobre gastronomia com criação do Atelier Marko Brajovic - o mesmo idealizador da mostra “David Bowie” e “Stanley Kubrick”; a aclamada peça internacional “Bane 2”; oficina infantil com o apresentador e criador do programa Click, do canal Gloob, Daniel Warren.

A programação inclui ainda uma mostra especial de Road Movies com filmes nacionais e britânicos e um debate com a presença de John Roberts, o renomado diretor britânico de The Day of the Flowers, e cineastas brasileiros com mediação de Sara Brandellero, organizadora do livro Brazilian Road Movies: Journeys of Self-Discovery. O livro mostra uma análise de diretores britânicos sobra a produção brasileira do gênero.  Entre os espetáculos de dança, um dos destaques fica por conta de “Movimento para um homem só” da Companhia Perversos Polimorfos, baseado nas obras do controverso artista de rua inglês Banksy.

Gastronomia - um dos temas de destaque do evento, a gastronomia britânica, ganha montagens especiais. O público pode mergulhar no universo gastronômico com a exposição “Cultura Inglesa à Mesa”, do renomado Atelier Marko Brajovic, responsável pela mostra de sucesso “David Bowie”.  Com quatro ambientes multimídia instalados na estação República do metrô, a exposição é uma viagem pela gastronomia inglesa, desde os pratos do dia-a-dia, até a alta gastronomia contemporânea e comidas de rua.

Tradicional nos domingos dos paulistanos, a Feira Gastrônomica que acontece em um dos endereços mais tradicionais da cidade, a Praça Benedito Calixto, ganha a edição especial Cultura Inglesa Festival, onde será possível experimentar diferentes iguarias britânicas.

O evento traz um chefe convidado: Andy Bates, britânico que, além de seu restaurante ‘Eat My Pies’, tem forte conexão com a culinária de rua - foco de seu programa no Food Network UK, onde comanda um debate sobre esse tipo de culinária. O assunto, em alta entre os empreendedores e em vias de regularização na cidade de São Paulo, também atrai os adeptos de lanches rápidos que não abrem mão da qualidade.

Música - a estrela musical do evento é a notória banda escocesa The Jesus and Mary Chain que encerra a programação com show gratuito no Memorial da América Latina. Em sua terceira visita ao país, os irmãos Jim e Willian Reid trazem para o Brasil a mesma apresentação que estão fazendo pelo mundo.

Pela primeira vez no Brasil, Los Campesinos! completa as atrações internacionais. O público brasileiro poderá conferir em primeira mão o rock indie de uma das bandas confirmadas para os festivais de verão da Europa. 

Monique Maion apresenta covers de Amy Wnihouse, enquanto a banda Voliere, formado por alunos da Cultura Inglesa, e a banda Staff Only, formada por funcionários da Cultura Inglesa completam o line up.

Os shows encerram o festival no dia 25 de maio na Praça Cívica do Memorial da América Latina. A Partir das 12h.

Cinema - a programação de cinema tem como tema central os Road Movies, filmes que narram suas histórias em torno de viagens. O festival apresenta curtas, mostra de Road Movies nacionais e britânicos e um bate papo especial sobre o gênero com a participação do diretor britânico John Roberts e do brasileiro Marcelo Galvão. A sessão será moderada pela Professora Sara Brandellero, da Universidade de Leiden, organizadora do livro Journeys of Self-Discovery sobre Road Movies no Brasil.

O público pode conferir filmes como “The Girl on a Motorcycle”, que narra a história de uma mulher recém-casada que deixa seu marido e parte numa viagem de motocicleta para visitar seu amante, e o nacional “Colegas”, que conta a história de Stallone, Aninha e Márcio que, inspirados pelos inúmeros filmes que assistiram na videoteca local, decidem partir do instituto para portadores de Síndrome de Down onde vivem e realizar seus sonhos.

Espetáculos

Teatro Adulto

A programação inclui montagens nacionais e internacionais, como os renomados “Chalk Farm”, peça que aborda as opiniões de mãe e filho sobre as manifestações ocorridas em Londres e “Bane 2”, a sequência do grande sucesso “Bane” que segue a história do assassino de aluguel, Bruce Bane, que é traído por um de seus clientes.

Na montagem nacional “Preto no Branco” (“Mirror Teeth”), o espectador pode conferir um retrato crítico da sociedade europeia atual. A trama mostra a reação de uma família britânica tradicional de classe média, branca e cristã ao se deparar com o novo namorado da filha, negro e muçulmano. Escrito pelo inglês Nick Gill, cujas peças costumam ser irônicas e bem provocativas, o roteiro desta comédia propõe que o espectador ria de si, e não do outro. O elenco conta com a participação de Marco Antônio Pâmio, Chris Couto, Bruna Thedy, Thiago Carreira e Sidney Santiago.

Beth Dorgam e Luiz Damasceno são os destaques de “Love & Money” dirigida por André Pink. Autoria de Dennis Kelly a peça tem sete cenas que narram a história de trás para frente. Com humor sórdido, Kelly apresenta as distorções provocadas pelo consumismo e as relações superficiais na sociedade contemporânea.

Dança

Para os fãs de dança contemporânea, o festival apresenta “Movimentos para um Homem Só ”, um dueto interpretado pelos bailarinos Jeronimo Bittencourt e Lucas Delfino, dirigidos por Ricardo Galli, inspirado na obra “The Musical”, do artista plástico inglês Bansky em parceria com os grafiteiros Os Gêmos. A Incunábula Cia de Dança é a outra atração com “Zoopraxiscópio” criação de Roberto de Alencar inspirado em Eadweard Muybridge.

Artes Visuais -  três exposições compõem as atrações visuais: “Umbrella”,  que apresenta esculturas que remetam à presença e ao utilitarismo do guarda-chuva na sociedade contemporânea, “Estações”, com intervenções de pintura em filmagens de diferentes cenas paulistanas e a “Expedição Botânica entre Avenidas Paulistanas”, um registro comaquarelas da paisagem e flora exóticas dos trópicos.  As três exposições podem ser vistas no Centro Brasileiro Britânico durante todo o festival.

Kids Festival - as crianças também têm espaço garantido no Cultura Inglesa Festival. Entre as atrações,  Daniel Warren, criador e apresentador do programa Click, do canal Gloob,  faz oficinas de criação onde os participantes aprendem a criar algo curioso e interessante,  conhecendo algum conceito ou técnica artística e no final os participantes levam sua criação para casa. O apresentador do programa Art Attack do canal Disney Channel, ficou  famoso por suas criações artísticas com materiais comuns. As crianças também poderão colocar a mão na massa com oficinas de cupcake do chef australiano Greig Caisley.

O público infantil também pode conferir filmes como “A Fantástica Fábrica de Chocolate” e a peça teatral “No Mundo de Arthur”, de Carlos Palma, que trata da rivalidade entre as ilusionistas Houdina e Houdinéia sobre quem tem os melhores truques. O público é convidado a interagir para descobrir o grande mistério que ronda a estória. “Denise Desenha nas Paredes” de Vítor Nóvoa é o outro espetáculo infantil da programação e que tem inspiração no britânico Banksy.

O festival não abrange apenas São Paulo. As cidades de Santos, São José dos Campos, Sorocaba e Campinas também recebem atrações do evento.

Foto por: DIVULGAÇÃO
Memorial da América Latina Cidade: São Paulo - SP Preço: Grátis Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda

Datas: 09 a 25 de maio de 2014
Horários: Consulte a programação.

 


TAGS:

Relacionados

Shows 5

Teatro 5

Oficinas 5

matérias 5