Resistir é Preciso

Exposição
CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil
12/10/13 a 06/01/14 -
Grátis

Centro Cultural Banco do Brasil recebe exposição Resistir é Preciso, que resgata o período da ditadura militar

Vista por 33 mil pessoas durante temporada em Brasília, “Resistir é preciso” chega ao Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo e ao Centro Cultural dos Correios, onde permanece de 12 de outubro a 6 de janeiro.

A mostra mantém viva na memória dos brasileiros a luta da imprensa durante a ditadura, período em que centenas de profissionais da área foram presos, torturados e assassinados.

Uma “linha do tempo” contará a história da resistência à ditadura militar que foi instaurada no Brasil em 1964 e que permaneceu no poder até a eleição indireta de Tancredo Neves, em 1985. Nesse período, muitos intelectuais, artistas, sindicatos, estudantes e diversos setores da sociedade civil lutaram pelo reestabelecimento da democracia no Brasil.

A mostra reúne um expressivo conjunto de obras de arte e documentos históricos que apresentam a militância dos artistas denunciando abusos e crimes da ditadura. Entre os painéis da exposição está a coleção de Alípio Freire, jornalista e ex-preso político, que reuniu obras de artistas plásticos como Sérgio Freire, Flávio Império, Sérgio Ferro e Takaoka produzidas no período de cárcere, no presídio Tiradentes, em São Paulo. A mostra traz também ilustrações de Rubem Grilo, ilustrador de publicações como Movimento, Opinião e Pasquim da década de 1970.

Foto por: ORLANDO BRITO
CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil Cidade: São Paulo - SP Preço: Grátis Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro

Datas: 12 de outubro de 2013 a 6 de janeiro de 2014.
Horários: Quarta a segunda, das 9h às 21h.

Telefone: 3113-3651/52
Estacionamento conveniado: Estapar Estacionamentos – Rua da Consolação, 228, Edifícos Zarvos (R$ 15,00 pelo período de 5 horas. Necessário carimbar o ticket na bilheteria do CCBB).

TAGS: