7ª Semana Ticket Cultura & Esporte

Show
São Paulo
02/11/13 a 17/11/13 -
Grátis

7ª Semana Ticket Cultura & Esporte traz mais de 300 atividades gratuitas com shows, teatro, cinema, circo, exposições e incentivo à leitura

De 2 a 17 de novembro acontece a 7ª Semana Ticket Cultura & Esporte.

São mais de 300 atividades gratuitas com shows, teatro, cinema, circo, exposições e incentivo à leitura.

A abertura fica por conta da maestro João Carlos Martins regendo a Bachiana Filarmônica SESI-SP no palco externo do Auditório Ibirapuera, dia 2 de novembro, às 17 horas. No MASP, o público poderá conferir todas as exposições gratuitas de 5 a 17 de novembro. Para as crianças, espetáculos de teatro com asCia Le Plat du Jour, Cia. Mevitivendo e da Cia. Articularte e contação de histórias com Kiara Terra.
 
Circo Zanni, Quinteto La Camorra, Ricardo Herz, Cantilena Ensemble, Bixiga 70 e mais de 160 exibições de 7 filmes nacionais estão na programação espapalhadas por 42 pontos da grande São Paulo. 
 

Programação dos locais centrais

Shows

Show de abertura - Maestro João Carlos Martins e Bachiana Filarmônica SESI-SP

Dia 2 de novembro, às 17 horas, no Auditório Ibirapuera

João Carlos Martins ocupa um lugar ímpar no cenário musical brasileiro, pois é considerado um dos maiores interpretes de Bach do século XX pela crítica internacional. Há cinco anos fundou a Bachiana Filarmônica e desenvolveu um trabalho com adolescentes com a sua Bachiana Jovem. Criou a Fundação Bachiana, cujo tema é a arte e sustentabilidade. As orquestras foram unificadas e formam a Filarmônica Bachiana SESI-SP.

Quinteto La Camorra (Argentina)

Dia 9 de novembro, às 16 horas, na Praça Victor Civita

O quinteto executa um repertório baseado nos tangos tradicionais, com obras de autores renomados, principalmente Astor Piazzolla, e composições próprias. Também estende sua música a cenários habituais da música clássica, do jazz e outros estilos. São 18 anos de trajetória, cinco discos gravados, e diversas turnês internacionais. O quinteto é formado por Luciano Jungman (bandoneon), Sebastián Prusak (violino), Hugo César Asrin (contrabaixo), Nicolás Guerschberg (piano) e Jorge Omar Kohan (violão).

Ricardo Herz para Crianças com participação da Cantilena Ensemble

Dia 15 de novembro, às 11 horas, na Praça Victor Civita

Com violino e instrumentos de brinquedo, Ricardo Herz e o quinteto de cordas Cantilena Ensemble transformam cantigas famosas em diferentes gêneros musicais brasileiros, agradando todas as gerações com uma mistura de forró, baião e valsa, entre outros. No repertório, Marcha Soldado, Samba Lelê, A Sapo Não Lava o Pé, Boi da Cara Preta, Pirulito que Bate Bate, o Cravo Brigou com a Rosa, entre outras canções gravadas no CD produzido para a peça Teatro para Crianças, de Denise Stoklos, em 2007.

A História do Brasil Através da Música - Cantilena Ensemble

Dia 10 de novembro, às 11 horas, na Praça Victor Civita                                                                                                                       

O concerto musical, que conta com comentários de Irineu Franco Perpétuo, tem o intuito de relacionar obras musicais a fatos históricos, situando o repertório numa viagem musical pelo Brasil colônia, período Joanino, Império, República, Era Vargas e Brasil contemporâneo.

Show de encerramento - Bixiga 70

Dia 16 de novembro, às 17 horas, na Praça Victor Civita

Lançando o segundo disco, a banda Bixiga 70 procura estreitar os laços entre o passado e o futuro através de uma leitura da música cosmopolita de países como Gana e Nigéria, dos tambores dos terreiros, da música malinké, da psicodelia, do dub e de uma atitude despretensiosa e sem limites para o improviso e a dança.

Exposição

Exposição de Maquetes de equipamentos culturais gratuitos

De 4 a 17 de novembro, no Conjunto Nacional

Exposição de maquetes de equipamentos culturais gratuitos da cidade de São Paulo, realizadas pelo laboratório do curso de Arquitetura da Faculdade Belas Artes.

1ª Edição FotoBienal

De 5 a 17 de novembro, de terça a domingo, das 10h às 18h, no MASP

Exposição reúne trabalhos de 35 artistas do país e exterior. Concebida por Teixeira Coelho, com curadoria de Ricardo Resende, apresenta em sua primeira edição o cotejo entre a fotografia e linguagens próximas. Entre os artistas estão o Grupo Garapa, Grupo Motoboys, Caio Reisewitz, Rodrigo Braga, Berna Reale, Dora Longo Bahia, Odires Mlászho, a sérvia Marina Abramovic e o colombiano Oscar Muñoz.

X Bienal de Arquitetura

De 5 a 17 de novembro, de terça a domingo, das 10h às 18h, no MASP

Com o tema Cidade: modos de fazer, modos de usar, modos de agir, a exposição pretende ir além dos projetos arquitetônicos e gerar reflexões sobre toda a estrutura da cidade. No Masp, haverá exposições sobre a relação nas décadas de 1970 e 1980 entre arquitetos e artistas brasileiros, como Lina Bo Bardi, Vilanova Artigas, Cildo Meireles e Helio Oiticica.

Lucian Freud: Corpos e Rostos

De 5 a 17 de novembro, de terça a domingo, das 10h às 18h, no MASP

Consagrado como um dos mais importantes artistas da atualidade, Lucian Freud põe em relevo a arte do retrato, fio condutor de seu trabalho. Nesta mostra organizada pelo MASP e British Council, o centro é sua obra gráfica, expressa em 44 gravuras acompanhadas por seis pinturas e 28 fotos do artista e seus modelos no ateliê, clicadas por seu assistente David Dawson.

Deuses e Madonas, a arte do Sagrado

De 5 a 17 de novembro, de terça a domingo, das 10h às 18h, no MASP

Com 40 obras de mestres dos séculos 14 ao 19, a exposição apresenta o universo do sagrado na cultura ocidental e mostra pela 1ª vez depois de restaurada na França a obra-prima de Andrea Mantegna: São Jerônimo Penitente no Deserto (1451).

Acervo do MASP

De 5 a 17 de novembro, de terça a domingo, das 10h às 18h, no MASP

Mostra de importantes obras do acervo do maior museu da América Latina, o da América Latina, que possui obras de grandes pintores como Rafael, El Greco, Diego Rivera, Anita Malfatti e Cândido Portinari, além da coleção de esculturas de Degas. A convite do Musèe d’Orsay o MASP integra desde 2008, o “Clube dos 19”, que congrega os 19 museus cujos acervos são considerados os mais representativos da arte europeia do século XIX.

Infantil

Vinicius e Niboca - Cia. Articularte

Dia 9 de novembro, às 11h, na Praça Victor Civita - Com a Cia. Articularte

Vinicius é um moleque agitado que teve um grande amigo de infância, o seu Tio Niboca. Um tio mirim, somente 6 meses mais velho que Vinicius. Os dois serelepes são interpretados por dois atores que formam uma dupla impossível nos jogos e nas brincadeiras, para o desespero da vizinhança e a alegria geral do bairro. O resultado é um espetáculo sensível e brincalhão, com vários níveis de animação, humor e muita música ao vivo.

Portinari Pé de Mulato – Cia. Articularte

Dia 10 de novembro, às 15h30, na Praça Victor Civita

No espetáculo da Cia. Articularte, inspirado na obra do pintor Cândido Portinari, Denise e seu carneirinho caem de um quadro recém-pintado por seu avô Portinari. Ela passa pelas obras do pintor para tentar resgatar o carneiro que fugiu, antes que suas tintas sequem e os tornem estátuas. Denise acaba fazendo algumas artes e precisa percorrer uma aventura de suspense entre as obras do pintor, na tentativa de resgatar o carneiro fujão. O espetáculo é todo animado por uma seleção de ricos Chorinhos, com músicas ao vivo, cantadas pelos quatro atores animadores.

O Trenzinho Villa-Lobos – Cia. Articularte

Dia 15 de novembro, às 15h30, na Praça Victor Civita

Inspirado nas artes marotas e musicais do menino Tuhu, apelido de infância de Heitor Villa-Lobos, o espetáculo de bonecos da Cia. Articularte fala sobre a sensibilidade, que existe em todos nós, despertada pela arte musical. A peça encena as aventuras e peraltices de Tuhu, aborda o seu contato com o mundo da música e a descoberta de sua verdadeira vocação. A montagem conta com músicas interpretadas ao vivo e é regida por obras originais de Villa-Lobos, compositor de mais de mil peças. A trama apresenta a trajetória de Heitor e o difícil relacionamento com o seu pai, um homem bastante severo.

A Cuca Fofa de Tarsila – Cia. Articularte

Dia 17 de novembro, às 15h30, na Praça Victor Civita

O espetáculo de teatro de bonecos, inspirado na obra Abapuru, da artista plástica Tarsila do Amaral, conta de forma singela uma lenda de amor e de duelo entre o Abaporu e o Boi da Luz, pela disputa da paixão da Negra Tarsila. Por meio da técnica de Teatro de Bonecos, adaptado da arte oriental Bunraku, a peça é uma homenagem à obra de Tarsila, considerada a sinhazinha do Modernismo Brasileiro, um dos movimentos artísticos mais importantes do País, que comemora 91 anos, neste ano de 2013.

Circo

Circo Zanni

De 9 a 17 de novembro, no Memorial da América Latina

Em seu espetáculo mais recente, o Circo Zanni recebe o público em sua casa, com entrada gratuita durante a 7ª Semana Ticket Cultura & Esporte. Acrobacia, trapézio, brincadeiras com os palhaços, arte em tecido, música, equilibrismo, malabarismo e excentricidades cômicas harmonizados com sofás, rádios, pratos, panelas e penicos preenchem o picadeiro. Inspirados pelo prazer de oferecer sua arte dentro de sua lona, os artistas celebram a convivência de seu cotidiano com a arte. O grupo é vencedor, em 2012, do Prêmio Funarte Petrobrás Carequinha de Estímulo ao Circo, já participou de Festivais Mundiais de Circo no Brasil e no exterior, ganhou também Prêmios de Estímulo e Fomento à Cultura.

A programação completa com todas as atividades que acontecem nas unidades dos CEUs e dos filmes em cartaz está disponível no site

Foto por: DIVULGAÇÃO
São Paulo Cidade: São Paulo - SP Preço: Grátis Endereço: Centro - São Paulo

Datas: 2 a 17 de novembro de 2013

Auditório Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 2.  

Praça Victor Civita 
Rua Sumidouro, 580 - Pinheiros.

Conjunto Nacional
Avenida Paulista, 2073

MASP
Avenida Paulista, 1578 - São Paulo 

Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda 


TAGS: