Balcão de Histórias: Memórias do Comércio em São Paulo

Exposição
Sesc Ipiranga
07/09/13 a 06/10/13 -
Grátis

O Sesc Ipiranga recebe a exposição Balcão de Histórias – Memórias do Comércio em São Paulo

Como eram efetuadas as compras antes da internet, do cartão de crédito e dos shoppings centers? Houve um tempo em que era possível falar para o dono da loja: “Marca na caderneta que no final do mês eu acerto.” Depois de lido, jornal virava papel de embrulho na feira. Feijão e arroz eram escolhidos em sacos de juta.

Crianças passavam as férias nos balcões do comércio e homem não empurrava carrinho em supermercado. Essas e outras histórias estão reunidas na exposição Balcão de Histórias: Memórias do Comércio em São Paulo, que chega ao Sesc Ipiranga no dia 7 de setembro.
 
A história do comércio não se reduz àquele pequeno momento em que compramos ou vendemos alguma coisa.  Dela fazem parte a vida de pessoas, de famílias e as mudanças dos meios de transporte, dos produtos, da vida urbana, dos costumes e de visões de mundo.

Por isso, nessa exposição, fragmentos de todos esses conteúdos estão presentes. Dividida em cinco módulos –Histórias de Pessoas, Origens (das famílias, do comércio e das cidades), Transformações e Inovações (das pessoas, das cidades e do comércio), Sonhos e Regiões do Estado de São Paulo, a exposição Balcão de Histórias apresenta uma pequena parte do conteúdo coletado e sistematizado ao longo de quase 20 anos de pesquisa no âmbito do Projeto Memórias do Comércio. 

O objetivo é oferecer um pouco mais de conhecimento sobre a história dessa atividade tão antiga quanto o próprio homem e fazer perceber que, por trás do balcão, dos preços e dos produtos que fazem parte dos sonhos de tantos brasileiros, existe uma pessoa como nós, que ama, que sofre, que tem família e que se realiza imensamente ao satisfazer um cliente.

Foto por: DIVULGAÇÃO
Sesc Ipiranga Cidade: São Paulo - SP Preço: Grátis Endereço: Rua Bom Pastor, 822 - Ipiranga

Datas: 07 de setembro e 6 de outubro de 2013
Horários: Terça a sexta, das 8h às 21h30 | Sábados, das 10h às 21h30 | Domingos, das 10h às 18h30.
Classificação: Livre

Telefone: 3340-2000

TAGS: