21ª Anima Mundi

Cinema
Espaço Itaú de Cinemas - Augusta
14/08/13 a 18/08/13 -

21ª Anima Mundi ocupa o Espaço Itaú de Cinema e o Cine Olido com a exibição de 400 filmes e 13 longas

O 21ª Anima Mundi em São Paulo, ocupa o Espaço Itaú de Cinema e o Cine Olido de 14 a 18 de agosto. A cidade receberá todos os filmes do evento e também Papos Animados e as Master Classes.

Um giro pelo mundo através da animação: 53 países e mais de 400 curtas e 13 longas.

Como já virou hábito, os quatro diretores do festival tiveram bastante trabalho ao assistir os cerca de 1300 filmes enviados para a seleção deste ano. Depois de muitos debates, chegaram à lista de selecionados, que inclui 485 obras de 53 países. O Brasil lidera com 104 produções, seguido por França (80), Alemanha (30), Estados Unidos (30), Reino Unido (28) e Canadá (22). É também a chance de conferir exemplares da animação de países como Rússia, Japão, Dinamarca, Croácia, Cuba, Irã, Uruguai, Ucrânia, África do Sul, Chile e os estreantes Moldávia e Líbano.

O ano marca ainda o recorde de longas em uma única edição do festival, com 13 títulos que se dividem entre as mostras Competitiva, Competitiva Infantil e Panorama. Entre eles, estão o franco-belga ‘Approved for adoption’, de Laurent Boileau e Jung, o sul-coreano ‘The King of Pigs’, de Yeon Sang-ho, o argentino ‘Anima Buenos Aires’, selecionado para o festival de Annecy, e o brasileiro ‘Luz, anima, ação!’, de Eduardo Calvet, sobre a trajetória da animação no Brasil.

Recente marco nesta história, ‘Uma História de Amor e Fúria’, de Luiz Bolognesi, também será apresentado no festival, comemorando o prêmio de Melhor Filme no último Festival de Annecy (França), o maior do setor. No ano passado, Bolognesi já tinha apresentado alguns trechos do longa em uma das mesas-redondas do Anima Forum.

Convidados especiais

O intercâmbio cultural continua com a já aguardada vinda de importantes nomes do mundo da animação para o festival. Eles participam dos Papos Animados (encontro com o público em um misto de palestra e bate-papo) e do Anima Forum, importante fórum de pensamento e análise do mercado, onde também acontecem as Master Classes, voltadas para o público profissional.

Entre as convidados que vem para animar a 21ª edição do Anima Mundi, estão as animadoras canadenses Wendy Tilby e Amanda Forbes – que concorreram ao Oscar em 2012 pelo curta ‘Wild Life’ –, o irlandês David OReily, dono de uma obra conhecida por uma irônica crítica à contemporaneidade, e o artista conceitual e ilustrador americano Andrew Probert, responsável pela criação de designs para longas como ‘De Volta Para o Futuro’ e ‘Jornada nas Estrelas’.

Completam o time a portuguesa Regina Pessoa (de ‘História Trágica com Final Feliz’, sucesso no 14º Anima Mundi) e o americano Chris Wedge, um dos criadores da Blue Sky e vencedor do Oscar em 1999 pelo curta ‘Bunny’, além de assinar a direção de filmes como ‘A Era do Gelo’. Fazendo o caminho inverso, o brasileiro Ennio Torresan vem falar de seu trabalho nos estúdios da DreamWorks, onde participou da criação de ‘Madagascar’ e ‘Kung Fu Panda’. Ennio, Regina e Probert também estão escalados para participar do Anima Forum.

Novidades e curiosidades animadas

Oscar – Prova do prestígio do festival no mercado cinematográfico internacional, o Anima Mundi será, pelo segundo ano, autorizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas americana a qualificar um filme para o Oscar© de Melhor Curta-Metragem de Animação. Ou seja, o curta premiado como Melhor Filme (Júri Profissional) poderá ser elegível a concorrer ao mais celebrado prêmio do Cinema Mundial. Já no primeiro ano da qualificação, ‘Head Over Heels’, vencedor do Anima Mundi 2012, esteve na lista de concorrentes da última edição do troféu hollywoodiano.

Sessões Infantis – Pela primeira vez, o festival terá as sessões infantis divididas em duas categorias: para crianças menores de 8 anos (com dublagem feita especialmente para o Anima Mundi) e para maiores de 8 anos (legendadas).

Olho Neles – A sessão não-competitiva ‘Olho Neles’ terá dois programas de curtas que representam novas tendências da animação nacional. A ideia é incentivar ainda mais o talento do profissional brasileiro.

Mostras Especiais – Entre as mostras especiais que complementam a programação, estão um panorama de animação polonesa, com três programas de filmes produzidos no país nas últimas cinco décadas, e também uma retrospectiva da dupla alternativa Spike & Mike, conhecida por trabalhos polêmicos que fazem sucesso na internet. Outro programa de curtas será dedicado à associação francesa Rencontres Audiovisuelles, que ganhará ainda uma palestra do fundador da instituição, Antoine Manier.

Foto por: DIVULGAÇÃO
Espaço Itaú de Cinemas - Augusta Possui acesso à deficientes Cidade: São Paulo - SP Endereço: Rua Augusta, 1.475 (Salas 1, 2 e 3) - Consolação Rua Augusta, 1.470 (Anexo, salas 4 e 5) - Consolação

Datas: 14 a 18 de agosto de 2013

Convênio com estacionamento no endereço Rua Augusta, 1660.

TAGS:

Relacionados

Shows 5

Teatro 5

Oficinas 5

matérias 5