Mestres do Renascimento: Obras-primas italianas

Mestres do Renascimento: Obras-primas italianas

Exposição | CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil
a

CCBB apresenta exposição de grandes Mestres do Renascimento

Em julho, chegarão ao Brasil 57 obras de um dos mais influentes movimentos artísticos da história da humanidade. A mostra inédita Mestres do Renascimento: Obras-primas italianas oferecerá um panorama do florescimento cultural dos séculos XV e XVI, que, marcado pela revalorização da cultura clássica, apresentou ao mundo mestres como Rafael, Ticiano, Tintoretto, Leonardo da Vinci e Michelangelo.

A exposição estará em cartaz entre 13 de julho e 23 de setembro de 2013 no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo, partindo em seguida para o CCBB de Brasília, onde ficará de 12 de outubro de 2013 a 6 de janeiro de 2014.

A retomada do cânone greco-romano na Renascença derramava o Humanismo sobre a Itália e, em contrapartida, havia uma expectativa de salvação religiosa que desembocava na dicotomia entre o discurso católico e a realidade mundana na efervescência cultural das cidades renascentistas. O percorrer dos dois caminhos foi o fluxo que definiu também a arte no Renascimento.

Parte do espírito daquela época será transposto para o CCBB na exposição que, em São Paulo, ocupará quatro andares e será dividida em seis núcleos. O primeiro, “Florença”, estará no quarto andar da instituição, abrigando ícones do movimento como Cristo benedicente [Cristo abençoando], de Rafael, e Morte di Lucrezia [Morte de Lucrecia], de Giovanni Bazzi dito Il Sodoma.

No terceiro andar, o núcleo “Roma” contará com, entre outras grandes obras-primas, um estudo arquitetônico de Michelangelo e o Giudizio Universale, Pentecoste e Predica di San Pietro, Ascensione di Cristo do Fra Angelico.

Já o segundo andar será segmentado em quatro núcleos: “Urbino”, “Milão”, “Ferrara” e “Veneza” e apresentarão grandes pinturas de artistas como Giovanni Santi, Lorenzo Lotto, Paolo Veronese, Ticiano e Tintoretto, Sacra Famiglia con una santa [Sagrada Família com uma santa], de Andrea Mantegna, Ritratto di Elisabeta Gonzaga de Rafael e Annunciazione do Giovanni Bellini. Além das pinturas, a arquitetura renascentista será contemplada no CCBB com a Porta della stanza da letto del Duca che accede alla sala delle udienze [Porta do quarto de dormir do Duque que dá acesso para a sala de audiências], uma imponente peça talhada em nogueira.

Foto por:DIVULGAÇÃO
Para ficar por dentro também de outras dicas, curta no Facebook ou assine nosso feed RSS.

Informações

Local: CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro

Datas: 13 de julho a 29 de setembro de 2013
Horários: Segundas, quartas, quintas e sextas das 7h às 23h | Sábados e domingos das 8h às 23h.
 


Telefone: 3113-3651/52
Estacionamento conveniado: Estapar Estacionamentos – Rua da Consolação, 228, Edifícos Zarvos (R$ 15,00 pelo período de 5 horas. Necessário carimbar o ticket na bilheteria do CCBB).
São Paulo - SP

$ Preço: Grátis

Outros eventos em CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil

Jantar
Jantar CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil
Montagem brasileira de Jantar, sucesso no West End de Londres, faz temporada no Centro Cultural Banco do Brasil
Ópera do Malandro
Ópera do Malandro CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil
Centro Cultural Banco do Brasil apresenta Ópera do Malandro, clássico de Chico Buarque
Cássia Eller - o Musical
Cássia Eller - o Musical CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil
Centro Cultural Banco do Brasil apresenta
Cássia Eller – o Musical
Visões na Coleção Ludwig
Visões na Coleção Ludwig CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil
CCBB apresenta a exposição Visões na Coleção Ludwig, reunindo obras de ícones das artes como Pìcasso, Andy Warhol, Jean-Michel Basquiat, entre outros
Trágica.3
Trágica.3 CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil
CCBB SP apresenta Trágica.3 um espetáculo sobre as três grandes heroínas trágicas
Tags:
Renascimento
pintura
Rafael
Ticiano
Tintoretto
Leonardo da Vinci
Michelangelo