Mestres do Renascimento: Obras-primas italianas

Mestres do Renascimento: Obras-primas italianas

Exposição | CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil
a

CCBB apresenta exposição de grandes Mestres do Renascimento

Em julho, chegarão ao Brasil 57 obras de um dos mais influentes movimentos artísticos da história da humanidade. A mostra inédita Mestres do Renascimento: Obras-primas italianas oferecerá um panorama do florescimento cultural dos séculos XV e XVI, que, marcado pela revalorização da cultura clássica, apresentou ao mundo mestres como Rafael, Ticiano, Tintoretto, Leonardo da Vinci e Michelangelo.

A exposição estará em cartaz entre 13 de julho e 23 de setembro de 2013 no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo, partindo em seguida para o CCBB de Brasília, onde ficará de 12 de outubro de 2013 a 6 de janeiro de 2014.

A retomada do cânone greco-romano na Renascença derramava o Humanismo sobre a Itália e, em contrapartida, havia uma expectativa de salvação religiosa que desembocava na dicotomia entre o discurso católico e a realidade mundana na efervescência cultural das cidades renascentistas. O percorrer dos dois caminhos foi o fluxo que definiu também a arte no Renascimento.

Parte do espírito daquela época será transposto para o CCBB na exposição que, em São Paulo, ocupará quatro andares e será dividida em seis núcleos. O primeiro, “Florença”, estará no quarto andar da instituição, abrigando ícones do movimento como Cristo benedicente [Cristo abençoando], de Rafael, e Morte di Lucrezia [Morte de Lucrecia], de Giovanni Bazzi dito Il Sodoma.

No terceiro andar, o núcleo “Roma” contará com, entre outras grandes obras-primas, um estudo arquitetônico de Michelangelo e o Giudizio Universale, Pentecoste e Predica di San Pietro, Ascensione di Cristo do Fra Angelico.

Já o segundo andar será segmentado em quatro núcleos: “Urbino”, “Milão”, “Ferrara” e “Veneza” e apresentarão grandes pinturas de artistas como Giovanni Santi, Lorenzo Lotto, Paolo Veronese, Ticiano e Tintoretto, Sacra Famiglia con una santa [Sagrada Família com uma santa], de Andrea Mantegna, Ritratto di Elisabeta Gonzaga de Rafael e Annunciazione do Giovanni Bellini. Além das pinturas, a arquitetura renascentista será contemplada no CCBB com a Porta della stanza da letto del Duca che accede alla sala delle udienze [Porta do quarto de dormir do Duque que dá acesso para a sala de audiências], uma imponente peça talhada em nogueira.

Foto por:DIVULGAÇÃO
Para ficar por dentro também de outras dicas, curta no Facebook ou assine nosso feed RSS.

Informações

Local: CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro

Datas: 13 de julho a 29 de setembro de 2013
Horários: Segundas, quartas, quintas e sextas das 7h às 23h | Sábados e domingos das 8h às 23h.
 


Telefone: 3113-3651/52
Estacionamento conveniado: Estapar Estacionamentos – Rua da Consolação, 228, Edifícos Zarvos (R$ 15,00 pelo período de 5 horas. Necessário carimbar o ticket na bilheteria do CCBB).
São Paulo - SP

$ Preço: Grátis

Outros eventos em CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil

Jantar
Jantar CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil
Montagem brasileira de Jantar, sucesso no West End de Londres, faz temporada no Centro Cultural Banco do Brasil
Visões na Coleção Ludwig
Visões na Coleção Ludwig CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil
CCBB apresenta a exposição Visões na Coleção Ludwig, reunindo obras de ícones das artes como Pìcasso, Andy Warhol, Jean-Michel Basquiat, entre outros
Trágica.3
Trágica.3 CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil
CCBB SP apresenta Trágica.3 um espetáculo sobre as três grandes heroínas trágicas
Tags:
Renascimento
pintura
Rafael
Ticiano
Tintoretto
Leonardo da Vinci
Michelangelo