Tão Perto Tão longe - Guarani MByá da Cidade de São Paulo

Exposição
Sesc Pinheiros
19/03/13 a 30/06/13 -
Grátis

Exposição Tão Perto Tão longe – Guarani MByá da Cidade de São Paulo reúne trabalhos criados por 90 jovens e crianças indígenas e pela fotógrafa Rosa Gauditano

Poucos paulistanos têm consciência da presença indígena na cidade de São Paulo, mas ainda assim, existem três terras indígenas Guarani MByá dentro da capital, compreendendo quatro aldeias: Tekoa Pyau, Tekoa Ytu, Krukutu e Tenonde Porã (chamada também de Morro da Saudade ou Barragem), que vivem em contato com os não índios há quase 500 anos.

Pensando em aproximar o público dessa realidade, o Sesc Pinheiros apresenta a partir de 19 de março, a exposição Tão Perto, Tão Longe – Guarani MByá na cidade de são Paulo. Aberta de terça a sexta das 10h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h, a exposição é gratuita e pode ser visitada no Hall do Auditório, no 3º andar.

O projeto Guarani MByá na Cidade de São Paulo começou a partir do convite feito pelo cacique Timóteo Verá, da aldeia Tenondé Porã, a fotógrafa Rosa Gauditano para fotografar seu povo e auxiliá-lo na criação de um livro bilíngüe (Guarani-Português) para as escolas Guarani MByá, que até então não possuíam nenhum livro na sua língua.

A proposta inicial do trabalho foi documentar a cultura Guarani MByá através de dois pontos de vista diferentes: a visão da fotógrafa, não-índia, sobre a cultura dos Guarani e a visão deles próprios sobre si mesmos. Considerando essa proposta, 90 jovens e crianças guaranis foram convidadas a participar do projeto.

Em contraponto a esses registros, a exposição traz ainda uma sequência de 12 fotos em preto e branco, tiradas por Gauditano a partir do seu ponto de vista sobre o dia-a-dia na aldeia e que procuram mostrar o impacto do contato não índio na vida dos Guarani MByá.

Foto por: DIVULGAÇÃO
Sesc Pinheiros Cidade: São Paulo - SP Preço: Grátis Endereço: Rua Paes Leme, 195 - Pinheiros

Datas: 19 de março a 30 de junho de 2013
Horários: Terça a sexta, das 10h às 22h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.

Telefone: 3095-9400

TAGS:

Relacionados

Meu Vo(o) Apolinário
Teatro | Teatro Jaraguá
15/05/15 a 19/07/15

Shows 5

Teatro 5

Oficinas 5

matérias 5