Três visões sobre o pós-guerra

Cinema
Sesc Pinheiros
18/12/12 a 20/12/12 -
Grátis

Ciclo de filmes alemães, compõe a segunda sequência do projeto Três visões sobre a pós-guerra.

Em dezembro, o Sesc Pinheiros retoma o projeto Três visões sobre o pós-guerra, apresentando o segundo ciclo de exibições dedicado, agora, ao cinema alemão.

Com exibições sempre gratuitas no Auditório e na praça, a Mostra Três Vezes Alemanha traz como foco produções de três importantes diretores do período pós-guerra: Kurt Hoffmann, Helmut Käutner e Wolfgang Staudte.

A Mostra, que reunirá 7 filmes dos diretores alemães, apresenta um pequeno panorama da produção cinematográfica do país, com foco nos filmes produzidos depois da Segunda Guerra Mundial.

Programação

A História do Pequeno Muck (Die Geschichte vom kleinen Muck)
Alemanha, 1953, 100 minutos, cor, dvd.
Direção: Wolfgang Staudte
Elenco: Thomas Schmidt, Johannes Maus, Friedrich Richter, Trude Hesterberg.

O velho e frágil Muck, alvo frequente de zombarias de crianças, narra a incrível história de sua vida, que fascina cada vez mais os jovens ouvintes: à procura da felicidade, o pequeno Muck descobre o mundo encantado do Oriente, pessoas boas e más na corte do sultão, onde acontecem coisas misteriosas e nem sempre muito normais.
Com grande empenho, o diretor Wolfgang Staudte encenou um conto de fadas de Wilhelm Hauff. Um clássico dos filmes, baseados em contos de fadas com efeitos especiais surpreendentes, que ainda hoje, mais de cinqüenta anos após seu lançamento, fascina os expectadores.
18 de dezembro, às 15h.
20 de dezembro, às 20h.

Céu sem Estrelas (Himmel ohne Sterne)
Alemanha, 1955, 109 minutos, p/b, dvd.
Direção: Helmut Käutner.
Elenco: Erik Schumann, Eva Kotthaus, Georg Thomalla, Horst Buchholz.

Trágica história de amor entre uma operária da Alemanha Oriental e um policial de fronteira da Alemanha Ocidental, em 1952/53.
Embora rodado na Alemanha Ocidental nos tempos da Guerra Fria, em nenhum momento, este filme se coloca a serviço da guerra, mas sim, tenta encontrar a humanidade para além de qualquer ideologia.
18 de dezembro, às 17h.

A Sala de Aula Voadora (Das fliegende Klassenzimmer)
Alemanha, 1954, 92 minutos, p/b, dvd.
Direção: Kurt Hoffmann.
Elenco: Paul Dahlke, Heliane Bei, Paul Klinger, Erich Ponto, Bruno Hübner, Herbert Kroll.

Na verdade, os alunos do internato da cidade de Kirchberg deveriam estar se preparando para a apresentação da peça de natal que Johnny, o poeta, está colocando no papel com o título “A sala de aula voadora”. Mas o diabo está solto no internato. Os alunos da escola de ensino fundamental da cidade roubaram os cadernos de ditado dos alunos do internato – e claro que agora vão ter que se preparar para uma batalha de bola de neve - Martin, Johnny, Matz, Uli, Sebastian, Ferdinand, Egerland e Kreuzkamm jr. conseguem se defender bravamente e o medroso Uli passa por um teste de coragem muito importante.
No final todos os alunos e o estimado professor Justus, bem como seu amigo de escola desaparecido por muito tempo, terão um final de ano feliz.
18 de dezembro, às 20h.
20 de dezembro, às 20h.

Hocus pocus (Hokuspokus)
Alemanha, 1953, 86 minutos, p/b, dvd. Alemanha, 1953, 86 minutos, p/b.
Direção: Kurt Hoffmann.
Elenco: Curt Goetz, Valerie von Martens, Hans Nielsen, Ernst Waldow, Erich Ponto.

O último filme de que Curt Goetz participou é uma brilhante comédia de suspense sobre um suposto assassinato.
A esposa da “vítima” é processada e defendida por um misterioso desconhecido. Kurt Hoffmann se consagrou como o diretor de comédias mais bem-sucedido do cinema alemão do pós-guerra.
Legendas em espanhol.
19 de dezembro, às 15h.

Os Assassinos Estão Entre Nós (Die Mörder sind unter uns)
Alemanha, 1946, 81 minutos, p/b, dvd.
Direção: Wolfgang Staudte.
Elenco: Ernst Wilhelm Borchert, Hildegard Knef, Arno Paulsen, Robert Forsch, Erna Sellmer, Michael Günther, Elly Burgmer.

Berlim, ano de 1945 – uma cidade em ruínas. Susanne Wallner, recém-saída do campo de concentração, volta para o seu antigo apartamento, agora ocupado pelo cirurgião Dr. Mertens. Os dois são obrigados a dividir a moradia. Mertens encontra Brückner, seu ex-capitão, que acreditava morto. Responsável pela execução de mais de 100 civis durante a guerra, Brückner é agora um empresário de sucesso. Mertens decide fazer justiça com as próprias mãos.
19 de dezembro, às 17h.

Por Baixo Das Pontes (Unter den Brücken)
Alemanha, 1945, 92 minutos, p/b, dvd.
Direção: Helmut Käutner.
Elenco: Hannelore Schroth, Carl Raddatz, Gustav Knuth, Hildegard Knef, Margarethe Haagen.

Baseado no romance “Unter den Brücken von Paris” de Leo de Laforgue Um verão qualquer, em algum lugar às margens do Rio Spree. Dois barqueiros – um deles proprietário, e o outro, único tripulante de um batelão de carga – atracam para o pernoite.
É quando vêem uma bela jovem debruçar-se sobre o gradil de uma ponte com a aparente intenção de atirar-se na água. De repente, uma nota de 10 marcos cai flutuando em direção ao rio – a moça só queria livrar-se da cédula que lhe trazia lembranças desagradáveis.
Assim começa a história desse triângulo amoroso vivido no ambiente dos barqueiros do Havel e do Spree.
A moça, salva pelos rapazes de um pretenso suicídio, é persuadida a embarcar com eles no barco e viajar até Berlim. Como era de se esperar, os dois se apaixonam pela moça e sua amizade é submetida a uma dura prova. Mas a moça domina a situação e a viagem acaba sendo um pacífico e alegre idílio a bordo.
19 de dezembro, às 20h.

A Última Ponte (Die Letzte Brücke)
Alemanha, 1954, 98 minutos, p/b, dvd.
Direção: Helmut Käutner.
Elenco: Maria Schell, Bernhard Wicki, Barbara Rütting , Carl Möhner, Horst Hächler, Tilla Durieux.

O drama de Helga, uma jovem médica alemã que durante a Segunda Guerra Mundial trabalha em um hospital militar nos Bálcãs. Um dia, é sequestrada por partisans iugoslavos. Inicialmente tenta fugir; mas depois entende que não pode recusar-lhes sua ajuda médica.
Mais tarde, irrompe um surto de tifo no acampamento dos partisans. Há necessidade de medicamentos o que leva a médica a surrupiá-los do hospital alemão. A ponte que separa os acampamentos inimigos, torna-se um comovente símbolo da insensatez da guerra. Maria Schell, que se tornou famosa sobretudo pelos papéis melodramáticos, interpreta com sensibilidade o conflito da médica “entre dois fogos”.
20 de dezembro, às 17h.

Foto por: DIVULGAÇÃO
Sesc Pinheiros Cidade: São Paulo - SP Preço: Grátis Endereço: Rua Paes Leme, 195 - Pinheiros
Datas: 18 a 20 de dezembro de 2012 Telefone: 3095-9400

TAGS:

Relacionados

Oktoberfest
Show | Yacht Club Santo Amaro
03/10/15

Shows 5

Teatro 5

Oficinas 5

matérias 5