Mostra Tati Por Inteiro

Cinema
Sesc Ipiranga
19/12/12 a 28/12/12 -
Grátis

O cineasta francês Jacques Tati é homenageado em dezembro no Sesc Ipiranga com a Mostra Tati Por Inteiro.

O comediante francês Jacques Tati é um dos maiores expoentes do cinema europeu. Seus filmes são ancorados na comédia física, com coreografias cômicas que conquistaram públicos de todas as idades. A mostra traz os principais títulos de sua filmografia, além de uma sessão de curtas e um documentário produzido por sua filha, Sophie Taischeff.

Curtas e Documentário

Exibição dos curtas “Cuida da Tua Esquerda” (Soigne ton gauche, FRA, 1936, 12 min.).
Um agricultor de uma pequena cidade francesa sonha em ser lutador de boxe. Surpreendido durante um transe ao simular uma vitória, é descoberto e levado ao ringue. O problema é que ele não entende nada de lutas;

A Escola dos Carteiros” (L´École des facteurs, FRA, 1947,15 min.).
Rapidez e eficiência: essa é a informação que todo carteiro recebe. Numa pequena agência dos correios de um povoado, três carteiros atolados pelas ordens de seu superior fazem a divisão das cartas. Um deles, depois de ter as primeiras orientações de carteiro, arma a maior confusão em seu novo emprego;

Curso Noturno” (Cours du soir, FRA, 1967, 27 min, dir: Nicolas Riowsky).
No cenário de Tempo de Diversão (lançado no mesmo ano), executivos bem comportados recebem aulas sobre arte cômica. Eles descobrem diferentes maneiras de fumar cigarro, andar a cavalo e cair da escada;

“Documentário - Tati- Seguindo os Passos do Sr. Hulot” (FRA, 1986, 52 min, colorido, dir: Sophie Tatischeff).
O documentário apresenta Tati por trás das câmeras como autor, produtor e diretor. Vários registros de seu trabalho foram feitos ao longo de suas viagens pelo mundo. Com base nesses registros, Sophie Tatischeff, filha de Tati, deu vida a este material - um retrato da personalidade exigente, determinada e à frente de seu tempo, características tão marcantes em Tati, que exercia sua profissão sem se deixar influenciar pelas convenções.

Data: 19 de dezembro de 2012
Horários: quarta, às 19h30.


Playtime (Playtime, FRA, dir: Jacques Tati, cor, duração: 114 min).
Um grupo de turistas norte-americanas chega a Paris nos anos 1960. Ali está também o hilário Sr. Hulot. Seu jeito inocente de observar as coisas acaba criando deliciosas confusões com as turistas que visitam a capital francesa.

Data: 21 de dezembro de 2012
Horário: sexta, às 19h30.

As Férias do Sr. Hulot (Es Vacances de Monsieur Hulot, FRA, 1953, Duração: 74 min, PB).
Sr. Hulot sai de férias para um hotel na praia, mas sua chegada transforma a vida dos veranistas, pois não há ninguém como ele para provocar catástrofes, e suas melhores intenções resultam em desastres que só o seu otimismo permite suportar. Apesar das confusões, Hulot consegue despertar simpatia, admiração e amizade. No filme, Tati satiriza a burguesia francesa através de seus personagens.

Data: 26 de dezembro de 2012
Horários: quarta, às 19h30.

Meu Tio (Mon Oncle, FRA, 1956, Duração: 116 min, colorido).
O Sr. Hulot vai passar um tempo na casa de sua irmã para ajudar a cuidar do sobrinho. Logo ele se vê às voltas com uma casa repleta de utensílios automáticos e arquitetura futurista pouco funcional, mas vistosa aos olhos da sociedade de consumo. A dificuldade de adaptação cria situações cômicas e insólitas, que satirizam a vida mecanizada. Considerado o filme mais lírico de Tati, transformou-se em grande sucesso mundial.

Data: 28 de dezembro de 2012
Horários: sexta, às 19h30.

Foto por: DIVULGAÇÃO
Sesc Ipiranga Cidade: São Paulo - SP Preço: Grátis Endereço: Rua Bom Pastor, 822 - Ipiranga
Datas: 19 a 28 de dezembro de 2012
Horários: consulte a programação. Telefone: 3340-2000

TAGS:

Relacionados

Intocáveis
Teatro | Teatro Renaissance
20/03/15 a 30/08/15

Shows 5

Teatro 5

Oficinas 5

matérias 5