As origens do fotojornalismo no Brasil: um olhar sobre O Cruzeiro (1940-1960)

Exposição
IMS - Instituto Moreira Salles
23/11/12 a 31/03/13 -
Grátis

IMS-SP apresenta a exposição sobre revista O Cruzeiro, não perca As origens do fotojornalismo no Brasil: um olhar sobre O Cruzeiro (1940-1960).

IMS-SP abre a exposição As origens do fotojornalismo no Brasil: um olhar sobre O Cruzeiro (1940-1960). A mostra tem mais de 400 imagens e matérias que revelam a história da principal revista ilustrada brasileira do século XX, e que foi decisiva para a implantação do fotojornalismo no país.

A exposição tem como fio condutor a relação entre as imagens produzidas pelos fotógrafos e as fotorreportagens tal como foram publicadas. Essa abordagem tem como foco as décadas de 1940 e 1950, período de maior atividade e difusão da revista.

A curadoria da mostra é da professora e curadora do Museu de Arte Contemporânea da USP, Helouise Costa, e de Sergio Burgi, coordenador de fotografia do Instituto Moreira Salles.

Na exposição, serão apresentadas algumas das contribuições de Jean Manzon, José Medeiros, Peter Scheier, Henri Ballot, Pierre Verger, Marcel Gautherot, Luciano Carneiro, Salomão Scliar, Indalécio Wanderley, Ed Keffel, Roberto Maia, Mário de Moraes, Eugênio Silva, Carlos Moskovics, Flávio Damm e Luiz Carlos Barreto. Muitas das imagens pertencem ao acervo IMS.

Outras foram cedidas por outros arquivos: jornal Estado de Minas, Fundação Pierre Verger, APESP (Acervo Público do Estado de São Paulo), Coleção Samuel Gorberg e os acervos pessoais de Luiz Carlos Barreto e Flávio Damm.

Foto por: DIVULGAÇÃO
IMS - Instituto Moreira Salles Cidade: São Paulo - SP Preço: Grátis Endereço: Rua Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis

Datas: 23 de novembro de 2012 até 31 de março de 2013
Horários: terça a sexta, 13h às 19h | sábado, domingo e feriado, 13 às 18h.


TAGS: