Ponteando Histórias

Show
Sesc Pompeia
11/11/12 a 25/11/12 -
Grátis

Com contação de causos e moda de viola, Ponteando Histórias celebra música brasileira no Sesc Pompeia.

O lirismo e a técnica das cordas da viola aliada com a contação de “causos”. Estes são os ingredientes principais de Ponteando Histórias, um dos projetos que celebra a música tradicional brasileira no mês de novembro no SESC Pompeia. As apresentações acontecem em três domingos: dias 11, 18 e 25 às 11hs na Área de Convivência com ingressos gratuitos. O Violeiro João de Lima das Alagoas, a dupla Ana Salvagni e Paulo Freire e Levi Ramiro são as atrações.

Programação Ponteando Histórias

Violeiro João de Lima das Alagoas
Domingo, 11 de novembro às 11hs
O mestre alagoano mostra a arte da trova e do repente: criar versos, cantar poesia e tocar viola. Ele brinca com o público e improvisa durante suas composições. A inspiração maior para sua arte vem da saudade da infância no campo em sua terra natal, Maceió.

Ana Salvagni e Paulo Freire
Domingo, 18 de novembro às 11hs
O duo traz uma sonoridade que une o canto e a viola. Desde 1998, com um intenso trabalho em conjunto de pesquisa, gravações e apresentações, ambos procuram mostrar as riquezas e sutilezas do casamento entre viola e voz, por meio da experimentação e renovação do repertório e dos arranjos que foram elaborados e resultou em projetos paralelos.

Paulo Freire é violonista clássico de formação e adotou a viola na década de 70, quando foi morar na região do Urucuia, em Minas Gerais. É autor de trilhas sonoras, canções, romances, biografias, livros de “causos” e CDs de viola.

Ana Salvagni é regente e iniciou sua carreira no Trio Bem Temperado, com José Eduardo Gramani e Patrícia Gatti. Desde 1998, ministra cursos de técnica vocal e faz shows pelo Brasil. Lançou os CDs Ana Salvagni, Alma Cabocla (Ganhador do 21º Prêmio da Música Brasileira – 2010, como melhor disco regional), entre outros.

Levi Ramiro
Domingo, 18 de novembro às 11hs
Com base nos valores da cultura caipira e misturando elementos que formam nossa Música Brasileira, Levi Ramiro celebra em suas composições, a poesia e a simplicidade da vida interiorana. A partir de 1995, adotou a viola como principal instrumento, absorvendo seu universo cultural que veio de encontro com suas raízes, motivo pelo qual ampliou sua produção musical, tanto na arte de tocar como na de fabricar o instrumento.

Durante a performance, Levi é acompanhado de Jackson Ricarte (Violeiro, cantor e compositor Natural de Senador Pompeu (CE) e Marcos Azevedo (Violinista paulista com tradições sertanejas e gaúchas).

Artistas e Créditos

  • Ponteando Histórias
Foto por: DIVULGAÇÃO
Sesc Pompeia Cidade: São Paulo - SP Preço: Grátis Endereço: Rua Clélia, 93
Datas: 1, 18 e 25 de novembro de 2012
Horários: domingos, às 11h. Telefone: 3871-7700
Não possui estacionamento.

TAGS: