AB

Exposição
Gramatura
19/10/12 a 24/11/12 -
Grátis

A segunda exposição da galeria Gramatura voltada ao desenho vem com curadoria de Renan Araujo, conheça a exposição AB.

A galeria Gramatura abre no dia 18 de outubro, às 19h, a exposição AB. Essa é a segunda exposição da galeria que é a única no Brasil dedicada ao desenho contemporâneo. A mostra é curada por Renan Araujo, que ganhou primeiro lugar no Programa Jovem Curador de 2010.

Seguindo a proposta da galeria, oito artistas e grupos mostram trabalhos que exploram a linguagem do desenho na contemporaneidade, contrapondo o “ser desenho ou discutir a noção de desenho”, como aponta o curador. Os resultados são os mais variados: o coletivo cubano formado por Grethell Rasúa, Javier Castro e Luis Gárciga mostra o vídeo Dimensiones Variables, onde o gesto de mulheres desenha no ar a fisionomia intima de seus maridos. De Antonio Lizárraga aparecem desenhos feitos após um acidente vascular que acometeu o artista nos anos 80. Os desenhos eram ditados por Lizárraga para seus assistentes, criando uma mediação entre a vontade construtiva do artista e a sua execução.

A construção de Luciana Ohira e Sergio Bonilha, acontece via uma estrutura que, captando temperatura e umidade ambientes, desenha lentamente linhas trêmulas na parede, lembrando cordilheiras ou horizontes. Lúcia Prancha também interage com o horizonte da exposição, criando uma instalação desenhada por linhas paralelas que cortam o espaço expositivo e Felipe Moraes mostra desenhos de constelações. São campos pretos sobre branco e campos brancos sobre preto. O artista dá ao público dois elementos: a imagem e um título formado por um lugar e uma data. As datas remetem a momentos decisivos da história social mundial, como a queda do muro de Berlim e a renúncia do ex-presidente egípcio Mubarak. Em todos os casos são discussões sobre espaços desenhados por linhas que ligam A a B formando territórios.

Fábio Tremonte, CleidoVasconcelos e Andres Orjuela se juntam a exposição que tem em sua condução “associar a produção de alguns artistas tendo como base a linha de pesquisa da galeria, não se restringindo apenas ao suporte, mas tendo ele para a criação de poéticas diversas que imbricam em linhas de um mesmo plano”, finaliza Araujo.

Foto por: DIVULGAÇÃO
Gramatura Possui acesso à deficientes Cidade: São Paulo - SP Preço: Grátis Endereço: Rua Dr. Acácio Nogueira, 104 - Pacaembu
Datas: 19 de outubro a 24 de novembro de 2012
Horários: terça-feira a sábado das 11h às 18h Telefone: 2729-0401

TAGS:

Relacionados

Shows 5

Teatro 5

Oficinas 5

matérias 5