Gabriel Wickbold - Naïve

Exposição
Lume Photos
23/10/12 a 24/10/12 -
Grátis

Gabriel Wickbold questiona a ingenuidade humana na exposição Naïve, na Lume Photos.

A LUME Photos inaugura Naïve, primeira exposição individual do fotógrafo Gabriel Wickbold com 14 imagens da série homônima. Em sua busca pela essência do homem, registrou imagens de rostos de modelos pintados a guache e craquelados, sobrepostos por insetos ou plantas.

Para Gabriel, este ser humano ingênuo (tradução da palavra francesa naïve), fossilizado, atua “adubando algo novo, gerando vida através de sua carcaça pura”. O título da série faz alusão ao sentimento de superioridade do homem em relação à natureza.
Sempre estiveram presentes no trabalho do fotógrafo a figura humana e a criação de interferências em seus personagens com tinta. Em Naïve, a novidade fica por conta da interação com outros elementos da natureza, acessórios que são dispostos aqui com a intenção de questionar a posição do homem no mundo.

Apesar de forte relação com a temática do impacto ambiental provocado pela ação humana, as questões fundamentais nas obras de Gabriel Wickbold são filosóficas, interiores. Nesses trabalhos, o fotógrafo foca-se na natureza do homem, arrogante devido a sua falta de conhecimento acerca da vida que o cerca, da vida que está além de sua própria vida.

Em Naïve, Gabriel optou por fotografar apenas as cabeças dos modelos, já que é a parte do corpo onde se centram as ideias e emoções. Essas cabeças foram cobertas por guache e, após a secagem, a tinta foi lixada para a criação do efeito de craquelado. Antes do clique, o inseto ou planta é posicionado sobre a face. Todos os elementos que compõem as obras de Gabriel Wickbold estão presentes no momento da fotografia.

Tão importante quanto a técnica do manuseio da câmera é esse processo de transformação dos modelos em homens-instalação. O artista trata a fotografia como instrumento para representar sua estética, que é utilizada como um impulso para o conteúdo, um meio de exprimir sua visão de mundo.

Foto por: DIVULGAÇÃO
Lume Photos Cidade: São Paulo - SP Preço: Grátis Endereço: Rua Joaquim Floriano, 733 – 2º andar – Itaim Bibi
Datas: 24 de outubro a 23 de novembro de 2012
Horários: segunda a sexta das 10h às 20h, sábado das 11h às 16h. Telefone: 3704-6268

TAGS: