Mulheres do Brasil

Exposição
Museu da Imagem e do Som - MIS
16/10/12 a 18/11/12 -
Grátis

MIS recebe a exposição Mulheres do Brasil que mostra a força da mulher brasileira.

A Magma Cultural e a Galeria LUME Photos realizam no MIS – Museu da Imagem e do Som, o lançamento do livro e abertura da exposição “Mulheres do Brasil”, com texto de Luiz Felipe Moura e fotos de Gabriel Matarazzo.

A mostra, com curadoria de Paulo Kassab Jr., apresenta uma seleção de 40 fotografias produzidas para a publicação.
Nos textos de “Mulheres do Brasil”, Luiz Felipe Moura reúne relatos que ouviu em suas viagens pelo país que retratam a força da mulher. Essas histórias – dez cotidianos femininos brasileiros – são contadas em forma de fotonovela, num styling que abrange dramaticidade e moda.

Para os cliques de Gabriel Matarazzo foram criados looks assinados por estilistas respeitados no mundo da moda, tais como Chris Barros e Walério Araújo. As mulheres às quais foi dado o desafio de interpretar as histórias são modelos também de renome, como Daniella Sarahyba, Camilla Finn, Samira Carvalho e Priscila Malmann, ambientadas em cenários que compõem o contexto de brasilidade proposto no livro: o sertão, a floresta, a fazenda de café.

As histórias retratam mulheres exercendo atividades das mais diversas: ama de leite, passista, camponesa, alquimista, escultora, caçadora, professora, lavadeira, garimpeira, pescadora. Não faltam nessas fotonovelas elementos que apontam para especificidades do Brasil, tais como o arroz com feijão, as fantasias de Carnaval, o pandeiro, os adereços de pena e de sementes, as bandeirolas de Festa Junina e os vestidos rendados.

Talvez o maior atestado de brasilidade em “Mulheres do Brasil”, contudo, seja a grande diversidade de raças, de tonalidades de pele e de características capilares nele representadas.
Essa mistura retrata a miscigenação encontrada no Brasil, sem comparação no mundo todo.

Foto por: GABRIEL MATARAZZO
Museu da Imagem e do Som - MIS Cidade: São Paulo - SP Preço: Grátis Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa
Datas: 16 de outubro a 18 de novembro de 2012
Horários: terça e quarta das 12h às 21h | quinta e sexta das 12h às 20h | sábado das 11h às 20h | domingo e feriados das 11h às 19h

TAGS: