IV Festival de Teatro Cidade de São Paulo

Teatro
Teatro Bibi Ferreira
24/09/12 a 21/10/12 -
R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia)

IV Festival de Teatro Cidade de São Paulo no Teatro Bibi Ferreira, reúne doze espetáculos adultos e oito montagens infantis.

Começa o IV Festival de Teatro Cidade de São Paulo no Teatro Bibi Ferreira, reunindo doze espetáculos adultos e oito montagens infantis selecionadas pelo produtor cultural carioca Eduardo Marins, responsável pela curadoria e direção geral do festival e da versão do Rio de Janeiro que lhe deu origem e que neste ano completou 10 anos.

Lançando luz sobre o trabalho de novos grupos e artistas, o festival faz parte do calendário teatral da cidade e vem se tornando um indispensável celeiro de talentos, despertando o interesse de diversas companhias paulistas que veem nele uma oportunidade de mostrar seus trabalhos, serem julgadas por profissionais do mercado teatral e ali começar uma trajetória de sucesso no teatro.

Tanto as montagens adultas como as infantis serão analisadas pelos jurados Gisele Lavalle (atriz), Lucianno Maza (dramaturgo e crítico de teatro), Maria Dudah Senne (atriz e diretora) e Ruy Jobim Neto (dramaturgo e cineasta), concorrendo ao Troféu Arlequim: a láurea especialmente criada pelo festival para premiar os melhores atores, diretores, cenógrafos, figurinistas, iluminadores, produtores e os melhores espetáculos - que ganharão, além do troféu, uma temporada com todas as despesas pagas no Teatro Bibi Ferreira.

Programação completa dia a dia:

Mostra Competitiva Adulta

24/09 - Eu vos declaro separados (Grupo TAC)
Texto e direção: Luiz Correa
Com Gabriela Amarela, Luiz Correa
Sinopse: Depois de cinco anos, um casal opta pela separação. Obrigados a continuar vivendo no único imóvel que possuem, os dois precisam repensar se fizeram as escolhas certas em suas vidas.
Duração: 60min
Classificação indicativa: 12 anos

25/09 – Suicídio patrocinado (Grupo Trakitana)
Texto: Pedro Fabrini / Direção: Eduardo Martini
Com Pedro Fabrini, Maura Senna, Mello Jr e Leandro Centofanti
Sinopse: É a história de John Lennon Soriano da Silva, um desempregado que resolve tirar a própria vida. No meio do caminho ele conhece o inescrupuloso repórter Dagoberto Requião, que resolve ganhar uma fortuna com a morte do seu novo amigo. A situação começa a complicar quando Nilzete, a esposa do suicida, começa a apoiar a ideia desse suicídio pra lá de pirado.
Duração: 90 min
Classificação indicativa: 12 anos

26/09 – Os sete suspeitos (Cia. de Teatro Art Way)
Adaptação: Lívia Simardi e Roberto Morenno / Direção: Lívia Simardi
Com: Cleber Galo, Dláigelles, Heitor Andrade, Lívia Simardi, Luigi Paolo, Luizinho Beltrame, Raquel Elaine, Roberto Morenno e Sidnei Dias.
Sinopse: Cinco pessoas são convidadas a uma festa em uma mansão. Elas são atendidas pelo mordomo da casa, o qual expõe as regras do jogo. Durante a festa, um sexto convidado aparece e quando menos se espera as luzes da mansão se apagam e ouve-se um tiro. Todos são suspeitos, mas há somente um culpado. Quem?
Duração: 70 min
Classificação indicativa: Livre

01/10 - Bang Bang você morreu (d'Rock - Companhia de Teatro)
Texto: William Mastrosimone / Direção: David Rock
Com Beto Malvão, Bruno Santana, Caio Gorzoni, Carol Guimarães, Glau Parente, Jéssica Fernandes, Jéssica Menezes, Maíra Natássia, Mya Morales, Roberta Dourados, Simony Corrêa, Tico Russo e Welington Landim
Sinopse: A peça abrange o bullying e todos os sentimentos envolvidos na mente de suas vítimas. Contando, desde o que acontece em seus lares, até as constantes brincadeiras e agressões físicas e verbais na escola. Suas consequências são mostradas ao longo da peça, na cabeça de Josh, adolescente que está sofrendo bullying na sua rotina escolar, e em suas atitudes.
Duração: 60 min
Classificação indicativa: 10 anos

02/10 – Fort (Cia. Teatro Condensado)
Inspirado na obra Hamlet de William Shakespeare / Direção: Carol Guimarães
Com Ewerton Novaes, Gabriela Gasparini, Fernando Maia, Raphael Gama, Nataly Salles, João Marcelo e Carol Guimarães
Sinopse: inspirado na obra de Hamlet de William Shakespeare, Fort é um novo ponto de vista da historia que conhecemos. Depois de muitos anos cuidando da Dinamarca – onde recebeu o direito ao trono e o titulo de rei após morte de Hamlet, pelo voto do próprio – Fortinbras, já velho, sentado no jardim, começa a contar a velha historia de como conquistou aquelas terras para sua criada e amiga, Viola. Assim, suas memorias e lembranças vão narrando a historia da peça que conhecemos. Uma nova ideia de Hamlet; e a grande obra condensada.
Duração: 60 min
Classificação indicativa: 12 anos

03/10 - #Indignados (Amadododito Cia Teatral)
Adaptação e direção: Alan Pires
Com Alessandro Canton, Caio Barros, Deilson Leite, Moacir Izidoro, Vini Morais
Sinopse: Com o nascimento do cidadão de número 7 bilhões, cinco jovens indignados encontram-se para comprovar, discutir e enfrentar as incoerências dos dias atuais, onde as pessoas possuem o direito de dizer muita coisa, mas pouco fala. O enredo acontece em torno dos atores, recém-chegados no mundo, que devem ocupar as suas vidas de alguma forma. Resolvem assim, preencher este vazio de vida, observando a humanidade e suas reações.
Duração: 80 min
Classificação indicativa: 12 anos

08/10 - Viagem em pessoa (C.P.I-Teatral)
Texto: Fernando Pessoa / Roteiro e Direção:Gabriel Veiga Catellani
Com Andréa Costa,Almir Macul,Alceste Madella,Carol Sobral, Carol Abdallah, Danilo Kirnew,José Ramos,Lia Del Fiume,Regina Maria Catellani,Tânia Gimenez,Tico Russo,Tatiana Montagnolli,Wendel Fherphi
Sinopse: Retrata uma viagem imaginária de Fernando Pessoa, através das personagens que criou para elaborar sua obra poética (através de seus heterônimos). Numa Nau portuguesa ele navega pelos universos inusitados de seus sonhos, devaneios, medos e esperanças.
Duração: 80 min
Classificação indicativa: 12 anos

09/10 - Intróitus Drácula (Cia Dom Caixote e Cia Lemniscata de Teatro)
Texto: Willian Rodrigues e Iara Oly / Direção: Luis F. Petuxo
Com Daniel Pennisi, Gleice Matias, Iara Oly, Joseanne França, Laura Freitas, Michelle Palma, Ricco Geckler e Talita Mattos
Sinopse: Intróitus Drácula conta a história de um dos maiores mitos do horror que a humanidade fantasia até os dias de hoje e nunca soube decerto seu verdadeiro início. Em meio a todo terror, Vlad enfrentará sua maior batalha já travada, a escolha entre a vida eterna ou o seu eterno amor.
Duração: 66 min
Classificação indicativa: 14 anos

10/10 - Mulheres Vermelhas (Companhia Nuvem da Noite)
Texto e Direção: Gilson Filho
Com Ana Carolina Silva, Carol Scabora, Gabriela Grecco, Gabriel Oliveira, Lucinete Pereira, Mariana Cazula, Manoel Fernandes, Marília Marcucci, Malba Oliveira, Marileide Emídio, Neusa Maria, Patrícia Oliveira, Rony Morby, Reginaldo Francisco, Saul Borsari, Sheyanne Parreira e Rodrigo Garcia.
Sinopse: Memórias de uma geração que ousou enfrentar as ditaduras brasileiras. “A Força pode esconder a verdade, a tirania pode impedi-la de circular livremente, o medo pode adiá-la, mas o tempo acaba por trazer a luz, hoje, esse tempo chegou”.
Duração: 80 min
Classificação indicativa: 16 anos

15/10 - O chapéu de três bicos (Cia Teatral Cômico)
Texto: Pedro Antônio Alarcon / Direção: Renato Bispo
Com Renato Rozendanz, Rodrigo Gardenal, Kelly Jane de Lima,Sergio Rodrigues,Jhony Pedro, Renato Bispo, Elton Santana, Carla Santana, Carolina Milesi, Solange Ferreira, Julia Palhardi e Thiago Martinez
Sinopse: O espetáculo retrata a história de julho de 1874 (Espanha), onde havia um famoso moinho perto da cidade a um quarto de légua da povoação. O ponto predileto de encontros e descansos dos passeantes mais característicos da referida cidade. Aqueles que guardam o moinho são Lucas e Frasquita, um casal de amor único, porém o destino que os aguarda pode ser o fim de tudo através daquele que usará de seu poder para a destruição matrimonial.
Duração: 90 min
Classificação indicativa: Livre

16/10 - A maldição do Vale Negro (Grupo Oba! De Teatro)
Texto: Caio Fernando Abreu e Luiz Arthur Nunes / Direção: Lucas de Lucca
Com Alexandre Passos, Carla Klein, Flávia Martinek , Gustavo Braunstein, José Nascimento, Karina Zichelle, Lucas França, Renata Belarmino, Vivian Nagura, Sammya Freitas e Tally Mendonça
Sinopse: Uma donzela criada pelo padrinho e uma velha governanta busca suas origens e a reparação de erros do passado. O dono de um teatro e um jovem diretor e sua brilhante ideia de levar a novela - a grande paixão dos brasileiros - para o palco. Das telinhas para o proscênio - passando pelas coxias -, uma crítica e uma homenagem, repletas de paixão e fúria, mostrando o deleite - e a maldição - de ser ator.
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: 14 anos

17/10 – Aparências (Cia Teatro da Franqueza)
Texto: Ivan Valerot / Direção: Caio Coppoli e Michael Canuto
Com Carolina Christ, Christiane Ohnmacht, Cyrnanda Fernandes, Gustavo Braunstein, Italo de Lima,Ivan Valerot, Leonardo Braga, Marcus Taretto, Natália Garcia, Vanessa Fabrício
Sinopse: Uma matriarca cria um universo de aparências no qual acaba determinando o destino de seus três filhos. Até que um crime muda esse destino! Soberba, ambição, preconceito, em oposição ao amor e liberdade é o centro do conflito no lar dos Alcântara Castro.
Duração: 90 min
Classificação indicativa: 12 anos

Mostra Competitiva Infantil

29/09 – Parlendar (Cia de Teatro Uni-Duni-Tê)
Texto: José Wagner / Direção: Patrícia Nepomuceno
Com Indira Facho, Patricia Nepomuceno, Aline Fernandes, Rafael Homem e Ariovaldo Junior.
Sinopse: Historia gira em torno de Pedrinho e sua viagem pelo mundo dos sonhos onde encontra um local repleto de seres fantásticos que a leva à situações inusitadas.
Duração: 60 min
Classificação indicativa: Livre

30/09 - O menino que roubava o tempo (Cia Bandacos)
Texto e direção: Cesar Sinicio Marques
Com Ana Sinicio Marques , Ariane Cabrera, André Depádua , Angelo Campregher, Barbara Serafim, Babu Cabrera, Bruna Souza Yagaku, Bruna Eliza, Bruno Makoto Yagaku, Keeh Nascimento , Deni Castro, Emily Lemos, Érika Santos, Francisco Souza, Gabizinha Gomes, Gabriel Pinheiro , Giane Higino, Júlia Dinis, Juliana Cristina Barbosa Alves, Juliana Coque, Leticia Marques, Lúcia Robertti , Lukas Fernandes, Marcos Ribeiro , Paola Ferreira e Vinicius de Castro e os músicos: Alysson Paulino, Alecsandro Paulino, Bruno Trindade, Paulo Arbeli e Vitor José
Sinopse: Uma história sobre um pequeno que queria ser grande. Musical construído com o tecido dos contos tradicionais: A história dentro da história de uma tribo de seres que aprenderam a entoar seus cantos encantados que mantinham vivas as chamas dos mitos.
Duração: 60 min
Classificação indicativa: Livre

06/10 - Sebastiana e Severina (Grupo Teatral Rendeiros Contadores de Histórias)
Adaptação: Sabrina Caires e André Neves / Direção: Sabrina Caires
Com Diego Reis, Andréa Salmeron, Marilia Rodrigues , Sheyla Toaiari e Léia Lopes
Sinopse: Duas rendeiras que já não dispunham da beleza da juventude, mas tinham um sonho: desejavam encontrar “um príncipe encantado” para casar. Com a chegada de Chico o forasteiro as duas irão se apaixonar, em busca do mesmo homem irão abrir o coração. Através do folclore nordestino, costurado de rendas e emoção Sebastiana e Severina contam uma história de amizade verdadeira do Sertão.
Duração: 60 min
Classificação indicativa: Livre

07/10 - A menina que brilha (Cia. Loucos do Tarô)
Texto: Cal Titanero e Lilian Borges / Direção: Leandro Galor
Com Cal Titanero, Carol Mafra, Danielle Scavone, Erica Correia, Fabiola Araujo, Gabriela Portieri, Jô de Souza, Leo Todeschini, Lilian Borges, Mauricio Spina, Ricardo Aciole, Stella Portieri e Thales Cristovão
Sinopse: A fábula conta a trajetória de um príncipe solitário que se encanta por uma menina que brilha que desaparece durante o baile. Ao procurar a menina, o príncipe entra num mundo encantado de animais que lhe ajudam em sua trajetória para encontrar o brilho que tanto procura e que na verdade está nele mesmo. Querendo atrapalhar o caminho do rei, uma bruxa com a ajuda de um sapo e um corvo fazem de tudo para evitar este encontro.
Duração: 60 min
Classificação indicativa: Livre

13/10 - O reino da sabedoria (Núcleo Ágora de Teatro)
Texto: Marcelus Aguiar / Direção: Renata Baptista
Com Alberto Bragion, Adalgiza Americo, Danilene Oliveira, Deivis Ferreira, Jefferson Carvalho, Tiago Bezerra e Tassia Joy
Sinopse: O Reino da Sabedoria é um musical infantil, baseado em filosofia. Um Regente que faz tudo para permanecer no poder, é auxiliado por sua esposa, por seu general e por seu lacaio. Estes tentam manipular os demais bichos para impedir a descoberta do “bicho sábio”, que guiaria o reino dos animais rumo à prosperidade, igualdade e felicidade. Um espetáculo cheio de aventuras.
Duração: 60 min
Classificação: Livre

14/10 - Viagem ao fundo da cartola (Cia. Teatral Um Peixe)
Texto: Plínio Garcia e Rafael Garcia / Direção: André Domicciano
Com Rafael Garcia, Plínio Garcia e André Domicciano
Sinopse: Dois aprendizes de mágico caem dentro de uma cartola, deparando-se com um mundo fantástico do qual não conseguem sair. Na tentativa de voltar para casa, os dois acabam armando inúmeras confusões com um habitante da cartola, recorrendo a diversas gagues circenses para resolver as situações mais inusitadas. Apenas uma regra prevalece: é proibido falar.
Duração: 50 min
Classificação: Livre

21/10 - O corcunda de Notre Dame (Cia. Dom Caixote)
Texto: Victor Hugo / Direção: Luiz F Petuxo
Com Alex Rodrigues, Beta Lima, Carlos Sério, Claudio de Paulo,Daniel Pennisi,Daniel San Martin, Dudu Oliveira, Gisele Braga, Nina Maftum e Vitor Faria
Sinopse: Quasímodo vive desde criança na Catedral de Notre Dame por ser diferente da maioria das pessoas, e é mantido por seu mestre Frollo na Torre dos Sinos da igreja. Um dia, incentivado pelas Gárgulas, suas únicas amigas, Quasímodo decide sair de seu esconderijo para participar de uma grande festa. Lá, encontra Esmeralda, uma bela cigana por quem se apaixona e vive aventuras surpreendentes.
Duração: 50 min
Classificação: Livre

Foto por: DIVULGAÇÃO
Teatro Bibi Ferreira Cidade: São Paulo - SP Preço: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia) Endereço: Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 931 - Bela Vista
Mostra Competitiva Adulta: 24/09 a 17/10 - Segundas, terças e quartas às 21h
Mostra Competitiva Infantil: 29/09 a 21/10 - Sábados e domingos às 15h Telefone: 3105-3129

TAGS: