Entre Muros e Ideias

Exposição
Museu da Imagem e do Som - MIS
12/09/12 a 28/10/12 -
Grátis

MIS estreia a penúltima mostra do programa Nova Fotografia 2012: Entre Muros e Ideias, de Marcos Muniz.

A quinta exposição do projeto Nova Fotografia 2012 apresenta o trabalho do paulista Marcos Muniz, na série Entre Muros e Ideias, no MIS – instituição da Secretaria de Estado da Cultura. A visitação, que vai dos dias 12 de setembro a 28 de outubro, é gratuita.

O foco da série de Muniz é trazer a realidade de palestinos e israelenses à tona por meio de alegorias bélicas e religiosas que circundam as ruas e movimentos sociais nas cidades de Tel Aviv, Jerusalém e Belém. Na mostra, o artista desnuda o culto à fé e as crença políticas e religiosas de árabes e judeus em imagens que se inserem entre o tangível e o intangível.

A pluridade cultural e étnica de Jerusalém reforça a discussão de que é preciso reatar os laços seculares de dois povos manchados por conflitos e desentendimentos. De ambos os lados, o estado de tranquilidade vigiada é evidente. Por lá, árabes e judeus tomam e retomam suas rotinas atravessando os muros, conhecidos como “checkpoints”, que separam fisicamente os dois povos.

Nota-se também o culto à fé, à crença político-ideológica de árabes e judeus, divididos por opiniões e costumes. E, a partir desse viés, a série de imagens reforça o composto argumentativo do “tangível” (muros, cercas, pôsteres e metralhadoras), que dão espaço à estética do “intangível“ (ideias, ideologias, estética visual e religião). Para intensificar o debate da relação entre os povos, a mostra também terá áudios com canções-leituras da Torah e do Alcorão.

Foto por: DIVULGAÇÃO
Museu da Imagem e do Som - MIS Cidade: São Paulo - SP Preço: Grátis Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa
Datas: 12 de setembro até 28 de outobro de 2012
Horários: terças a sábados, das 12 às 22h | domingos e feriados, das 11 às 21h

TAGS:

Relacionados

Shows 5

Teatro 5

Oficinas 5

matérias 5