Hoje é Dia de História

Teatro
Sesc Belenzinho
01/09/12 a 29/09/12 -
Grátis

SESC Belenzinho apresenta cinco Encontros de Hoje é Dia de História!

O SESC Belenzinho apresenta, em setembro, Hoje é Dia de História! com Camila Cassis e Natália Grisi, da Cia. A Hora da História. A cada encontro (dias 1º, 8, 15, 22 e 29, às 16 horas), elas apresentam três ou quatro histórias – contos autores expressivos brasileiros e mundiais – utilizando músicas, interpretação e muita interação com as crianças.

Ao final da performance, as contadoras de histórias apresentam os livros para a plateia, mostram as ilustrações e falam sobre os autores. Entres as histórias que integram o repertório de Hoje é Dia de História!, destaque para A Roupa Nova do Imperador, O Caso das Bananas, Por que o Gato e o Rato são Inimigos?, O Homem que Espalhou o Deserto e A Menina Maria.

A Roupa Nova do Imperador (Hans Christian Andersen) – História de um rei muito vaidoso que gastava todo o seu dinheiro, e todo o dinheiro de seu povo, com roupas, até o dia em que chegam ao reino dois espertalhões. Eles decidem tirar vantagem desta situação e vendem ao rei um traje completo feito de um tecido que só seria visto por pessoas inteligentes e de bom coração. Mesmo não enxergando tecido nenhum, o rei decide “usá-lo” em um desfile real.

O Caso das Bananas (Milton Célio de Oliveira Filho) – História do Macaco que acordou e viu que o cacho de bananas, que deveria estar ao lado de sua cama, desaparecera. A Dona Coruja resolve iniciar uma investigação para descobrir o ladino e entrevista diversos bichos da floresta, até descobrir que o culpado era o próprio Macaco, sonâmbulo.

Por que o Gato e o Rato são Inimigos? (conto tradicional africano) - Antigamente, o Gato e o Rato eram muitos amigos. Aonde um ia, o outro ia junto. Eles adoravam colher talos de mandioca na floresta. Numa tarde, a chuva inundou a floresta e eles fizeram uma jangada com os talos da mandioca. Assim que o Gato dormiu, o Rato comeu as mandiocas e o Gato acordou com água no pescoço, ficou com tanta raiva que decidiu comer o Rato.

O Homem que Espalhou o Deserto (Ignácio de Loyola Brandão) – Um menino que ganhou uma tesoura brincava de cortar as folhinhas das árvores no quintal. Sua mãe gostava, pois assim ele não ia para a rua. O menino crescia e as tesouras também, tornando-se um homem obstinado a cortar todas as folhas e árvores que encontrava: acabou com o quintal, com os terrenos da cidade, com as árvores das ruas e montou uma empresa que cortava árvores. A cidade virou um deserto. O homem chamou especialistas para tornar férteis suas terras e plantar tudo de novo, enquanto ensinava a seu filho a sua profissão.

A Menina Maria (Luis da Câmara Cascudo) – História de Maria que havia perdido a mãe e quase nunca via o pai, que trabalhava muito. Sua madrasta, muito malvada, a enterrou debaixo de uma árvore. Disse ao pai que a menina havia fugido e lá, escondida debaixo do mato que crescia, a menina ficou triste cantarolando sua má sorte, bem baixinho. Um dia, um jardineiro ouviu aquele choro, chamou o pai da menina e ambos a tiraram de lá.

Foto por: DIVULGAÇÃO
Sesc Belenzinho Cidade: São Paulo - SP Preço: Grátis Endereço: Rua Padre Adelino, 1.000 - Belenzinho
Datas: 1, 8, 15, 22 e 29 de setembro de 2012
Horários:sábados, às 16h Telefone: 2076-9700
Estacionamento: R$ 6,00 (não matriculado); R$ 3,00 (matriculado)

TAGS: