Sua Incelença, Ricardo III

Teatro
Praça Victor Civita
18/08/12 a 19/08/12 -
Grátis

O grupo Clowns de Shakespeare apresenta sua versão de Ricardo III, de Shakespeare, na Praça Victor Civita.

O SESC Pinheiros em parceria com a Praça Victor Civita recebe o grupo Clowns de Shakespeare para duas apresentações de seu mais recente trabalho Sua Incelença, Ricardo III. As sessões acontecem nos dias 18 e 19 de agosto, às 17h e a entrada é gratuita. Baseado no original Ricardo III de William Shakespeare, a peça marca o encontro do grupo e do premiado diretor mineiro Gabriel Villela.

Sob a orientação de Villela, o conhecido texto do bardo inglês ganha a rua através do universo lúdico do picadeiro do circo, dos palhaços mambembes e das carroças ciganas, criando um diálogo entre o sertão e a inglaterra elisabetana.

A pesquisa musical – elemento de grande importância nas montagens do grupo – foi desenvolvida a partir das "incelenças" (excelências), gênero musical tipicamente nordestino, usualmente atrelado aos costumes fúnebres da região, condição muito adequada à história de Ricardo, Duque de Gloucester, e sua trajetória de assassinatos e traições rumo à coroa da Inglaterra. Agregando valor ao universo da música nordestina, o rock clássico inglês traz um tempero especial que conecta a Inglaterra Elisabetana com o Nordeste brasileiro contemporâneo, com citações de bandas como Queen e Supertramp.

Sinopse:
O Javali Sanguinário. Ou a Vil Aranha. Ou ainda o Sapo Danado, Cão Imundo, Porco Espinho. São algumas das alcunhas designadas ao personagem que dá nome a esta peça: Ricardo, o Duque de Gloucester, e posteriormente o Rei Ricardo III. Encenada pela primeira vez entre 1592 e 1593, com enorme sucesso, Ricardo III se passa no final da Guerra das Rosas, conflito sucessório pelo trono da Inglaterra ocorrido entre 1455 e 1485. No início do primeiro ato, Eduardo IV, yorkista, é rei; mas seu irmão Ricardo, Duque de Gloucester, planeja usurpar o trono, nem que para isso tenha que provocar intrigas, matar aliados, amigos e parentes e faltar com a própria palavra. No quesito vilão shakespeariano mais bem acabado e mais fascinante, Ricardo rivaliza com Iago, o vingativo personagem de Otelo.

Foto por: PABLO PINHEIRO
Praça Victor Civita Cidade: São Paulo - SP Preço: Grátis Endereço: Rua Sumidouro, 580 - Pinheiros
Datas: 18 e 19 de agosto de 2012
Horários: sábado e domingo às 17h

TAGS: