Ocupação Pompeia - Lenora de Barros

Show
Sesc Pompeia
17/08/12 a 26/08/12 -
Grátis

Artista plástica Lenora de Barros realiza intervenção visual no SESC Pompeia.

A artista visual Lenora de Barros apresenta exposição dos vídeos Só por es-tar, Tato do Olho e Já vi Tudo no SESC Pompeia.
A instalação integra o projeto Ocupação Pompeia, cuja proposta é realizar intervenções artísticas em diferentes linguagens que se integram ao espaço arquitetônico do SESC Pompeia.

Em Só por es-tar, Lenora de Barros uniu projeção de vídeo, instalação sonora e uma série de fotografias. Egressa da arte conceitual e do ambiente da poesia concreta, a artista interessa-se pela materialidade da palavra, e aqui cria performances registradas em vídeo e fotografia. O vídeo desenvolve-se a partir do texto: Es-tar em si só por es-tar sal-ti-tan-do so-bre as sí-la-bas do si-lên-cio.

Em Tato do olho, as palavras apresentadas são intercaladas com imagens em close-up do rosto da artista. O jogo de sentidos operado por Lenora de Barros fica claro quando o observador junta os fragmentos lançados ao longo da obra, formando a frase, “a mão que tapa o tato do olho não vê que o olho não vive sem toque”.

Para o vídeo Já Vi Tudo, Lenora faz e desfaz um gorro de lã, que envolve toda sua cabeça. A artista atua como personagem, uma das marcas de sua obra. A imagem carrega a metáfora da atitude combativa e do recolhimento feminino. Ela se apropria de uma ação comum como o tricotar para simbolizar tensões próprias do gênero feminino.

Artista e poeta, a paulistana realiza exposições e performances individuais e em parceria com músicos, poetas, no Brasil e no Exterior há mais de 25 anos. Palavra e imagem formam as principais matérias-primas de seus trabalhos. Optando pelo uso da fotografia e de sua própria imagem no desenvolvimento de seus incomuns poemas, ela desbrava um caminho próprio, agregando influências como a body art, a performance, as artes gráficas e o vídeo.

Artistas e Créditos

  • Ocupação Pompeia - Lenora de Barros
Foto por: DIVULGAÇÃO
Sesc Pompeia Cidade: São Paulo - SP Preço: Grátis Endereço: Rua Clélia, 93
Datas: 17 a 26 de agosto de 2012
Horários: Terça a sábado, das 18h às 22h. Domingo, das 18h às 20h Telefone: 3871-7700
Não possui estacionamento.

TAGS:

Relacionados

Shows 5

Teatro 5

Oficinas 5

matérias 5